marinha

Marinha explica áreas de interesse para parceria de desenvolvimento tecnológico com a UFG

Updated at 07/08/22 08:54 .

Comandante do CtecCFN da Marinha realizou palestra no Parque Tecnológico Samambaia

Texto: Augusto Araújo
Fotos: Carlos Siqueira 

marinha

Em uma palestra realizada no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), no Parque Tecnológico Samambaia, na tarde desta quinta-feira (7/7), o comandante do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CtecCFN), capitão de Mar e Guerra (FN) Célio Litwak Nascimento, destacou a importância da parceria realizada entre a Marinha do Brasil e a instituição de ensino goiana para o desenvolvimento de novas tecnologias. Nascimento também falou sobre as áreas de interesse do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha para a parceria de desenvolvimento tecnológico com a UFG.

“A UFG é um ator relevante no cenário nacional de ciência e tecnologia e surgiu a oportunidade de se estabelecer essa parceria. Através dela, poderemos estabelecer uma cooperação técnica e científica para a resolução de problemas ou desafios que necessitem de soluções tecnológicas, onde os estudantes de graduação poderão desenvolver projetos e propostas, orientados pelos professores, e que serão também avaliados pela Marinha do Brasil.”

O comandante do CtecCFN relembrou que o acordo firmado com a UFG teve início em 2020, o que culminou no desenvolvimento de um protótipo de robô expedicionário. “Se trata de um robô que poderá entrar em ambientes confinados, visando captar imagens e informações de forma remota, garantindo a segurança do seu controlador em casos de ameaça imediata naquele ambiente”, explicou. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, celebrou a ocasião e reforçou a disposição da Universidade para o desenvolvimento de projetos de tecnologia. “A UFG hoje fecha uma parceria muito importante, através da assinatura de um protocolo de intenções, que extrapola o nosso objeto de estudo, no ponto de vista da formação, troca de conhecimento, para construirmos aqui uma parceria de longo prazo e de longo alcance no que se refere ao desenvolvimento de tecnologias e soluções tecnológicas”, destacou. 

Angelita

Além do capitão Célio Litwak Nascimento, também estiveram representando o CtecCFN a CT Carla da Silva Pinheiro, responsável pela Divisão de Gestão do Conhecimento e Luiz Fernando Cavalcanti Galvão, encarregado pela Célula de Inovação Tecnológica. Após a palestra, os oficiais da Marinha do Brasil fizeram uma visita às instalações da PRPI, para conhecer o espaço com potencial de uso para o desenvolvimento das soluções. 

marinha

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias Noticias PRPI