marinha

UFG e Marinha assinam protocolo de intenções para pesquisas e desenvolvimento de inovações tecnológicas

Atualizada em 07/07/22 13:48.

Parceria visa elaboração de projetos por estudantes e professores para soluções tecnológicas

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Wesley Menezes

marinha

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CTecCFN) celebraram um protocolo de intenções para parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação, nesta quinta-feira (7/7), no Gabinete da Reitoria, em Goiânia. O documento foi assinado pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e pelo comandante do CTecCFN, capitão de Mar e Guerra (FN) Celio Litwak Nascimento.

O objetivo da parceria é a cooperação técnica e científica para desenvolver atividades voltadas para soluções tecnológicas onde a UFG receberá da Marinha do Brasil propostas de problemas ou desafios enfrentados no emprego do Poder Naval que necessitem de soluções tecnológicas, particularmente de interesse do Corpo de Fuzileiros Navais, para que alunos com matrícula ativa em seus cursos de graduação, orientados pelos professores, desenvolvam propostas de soluções, na forma de projetos, desses problemas.

O comandante do CTecCFN lembrou a parceria com  a UFG começou em 2020 quando, a partir de uma visita do professor Solon Bevilacqua, do curso de Engenharia de Produção da FCT, para entender as demandas de plataformas robóticas para atividades de combate, gerou como resultado um acordo de cooperação com a Universidade para a criação de um protótipo do “robô expedicionário”.

“Esperamos que possamos chegar em breve a soluções para manter as forças armadas críveis porque forças armadas obsoletas não são críveis, para tal a gente precisa de tecnologia. Precisamos fortalecer a nossa base no estado de defesa e nada melhor do que a academia para nos ajudar nesse processo”, argumentou Nascimento.

marinha

“Essa é muito mais do que uma parceria interinstitucional, é uma tarefa estratégica para a soberania do nosso país. É uso dos nossos cérebros, das nossas instituições, para o engrandecimento e fortalecimento da nossa produção científica e tecnológica”, destacou a reitora da UFG.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, afirmou que a assinatura do protocolo de intenções abre a perspectiva para um conjunto bastante amplo de iniciativas de trabalho entre a UFG e a Marinha. Ele também ressaltou a importância das discussões entre as instituições serem convertidas em ações concretas.

Acompanharam o ato de assinatura do protocolo a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, Fabíola Fiaccadori; o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica, Marinaldo Ribeiro; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Junior; o professor da FCT Solon Bevilacqua; a chefe de Gabinete da Reitoria, Larissa Pereira; e os encarregados da Divisão de Gestão do Conhecimento e da Célula de Inovação Tecnológica do CTecCFN, CT Carla da Silva Pinheiro e 1T Luiz Fernando Cavalcanti Galvão.

marinha

marinha

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias Marinha do Brasil