Linha do Tempo - Prédios Administrativos

Prédio da Reitoria | Universidade Federal de Goiás

O prédio da Reitoria da UFG está localizado no Câmpus Samambaia, em frente à Escola de Música e Artes Cênicas. Inaugurado no ano de 2002, durante o mandato da ex-reitora Milca Severino Pereira, o prédio abriga o Gabinete da Reitoria, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças, a Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, além de algumas secretarias, como a de Relações Internacionais, de Tecnologia e Informação e a de Comunicação, por exemplo. O prédio concentra então alguns dos principais serviços da Universidade, contribuindo para o bom funcionamento da instituição como um todo.

Biblioteca Central da UFG | Prof. Alpheu da Veiga Jardim

A Biblioteca Central da UFG fica localizada no Câmpus Samambaia, entre a Faculdade de Música e Artes Cênicas (EMAC) e a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Inaugurada no ano de 1989, após passar cerca de 15 anos funcionando na Faculdade de Direito da UFG (FD), a Biblioteca Central conta com uma estrutura organizacional, dividida em: Diretoria, Assessoria de Comunicação,Gerência Administrativa, Gerência de Atendimento, Gerência de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação, além da Gerência de Recursos Tecnológicos. Atualmente, a Biblioteca concentra grande parte da produção acadêmica desenvolvida na Universidade, além de um acervo com quase 153 mil exemplares físicos e 7 mil e-books. Possibilitando a toda a sua comunidade, o contato com o material produzido por seus docentes e discentes e a ampliação de pesquisas e consequentemente, de horizontes. A BC demonstra sua importância através do fato de que ela é a responsável por garantir à comunidade da UFG, o acesso às produções, perpetuando a missão de garantir o acesso ao conhecimento, em suas mais diversas faces.

Centro de Cultura e Eventos da UFG | Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

O Centro de Cultura e Eventos da UFG foi inaugurado em 12 de dezembro de 2008 e está localizado no Câmpus Samambaia. Com uma estrutura de servidores efetivos, terceirizados e bolsistas em sua gestão, ele possui ainda uma coordenação executiva, uma supervisão administrativa, o setor de contabilidade e o setor de montagem e suporte aos eventos. O Centro de Cultura e Eventos da UFG foi projetado como um espaço multiuso para abrigar os diversos eventos científicos, culturais e administrativos da Universidade. Concebido visando à democratização das Colações de Grau é hoje o palco de todas as colações dos graduandos da Regional Goiânia e Aparecida de Goiânia, bem como de diversas atividades de grande público, tais como o Espaço das Profissões e o Conpeex, por exemplo. Além destas cerimônias realizadas, seu espaço também comporta salas de Conselhos UFG, salas de Projetos de Cultura, salas para uso de outras atividades relativas à realização de eventos em geral, e espaços voltados para a administração dos eventos.

Parque Tecnológico Samambaia | UFG

Localizado no Câmpus Samambaia, o Parque Tecnológico que tem o mesmo nome, teve seu primeiro edifício inaugurado no ano de 2013. O PTS é um complexo organizacional de caráter científico e tecnológico mantido pela UFG e destinado ao fortalecimento da cultura empreendedora, do avanço científico, tecnológico e da inovação. Ele abriga empresas de base tecnológica, laboratórios, espaços de coworking, incubadora de empresas, entre outras estruturas voltadas ao apoio e desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores. Trabalhando sempre sobre o viés da promoção do desenvolvimento da ciência e da inovação, o PTS atua como uma extensão da Universidade, ao garantir as bases para a ampliação científica.

Rádio Universitária | Universidade Federal de Goiás

A Rádio Universitária está localizada na Alameda das Rosas, no Setor Oeste, em Goiânia, desde o ano de 1979. No entanto, sua inauguração aconteceu em 1965, na Alameda Botafogo, no Centro de Goiânia. Atualmente, a Rádio Universitária UFG conta com três estúdios com isolamento acústico utilizados para a produção, gravação e apresentação de programas. O prédio também abriga um auditório com capacidade para 110 pessoas sentadas. Além dessa estrutura, a emissora dispõe de departamentos de jornalismo, produção artística, mídias digitais e administrativo, além de oficina e laboratório para estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. A missão da Rádio passa por oferecer à população uma programação plural, ética e comprometida com a universidade pública, a cidadania, a transformação social e a democracia.