Youtube UFG Oficial

AGENDA

 

O QUE DEVO FAZER PARA SOLICITAR UMA LIVE?

 

O canal UFG Oficial no Youtube conta com transmissões ao vivo (lives) de simpósios, cursos, palestras, seminários, entrevistas, apresentações culturais diversas.

 

 

 

PASSO 1: ENVIAR UM EMAIL (com antecedência mínima de 15 DIAS antes do evento)

Para viabilizar a live, o solicitante precisa encaminhar um e-mail para <reitoriadigital@ufg.br>, com antecedência mínima de QUINZE (15) DIAS, contendo:

a) data e horário da live;

b) nome do servidor responsável e unidade de lotação;

c) título da live;

d) breve descrição da temática da live;

e) telefone de contato com WhatsApp

Nossa equipe criará um grupo de whatsapp para a organização da live, onde o solicitante deverá indicar a equipe de transmissão: 1. gestor(a) de telas; 2. apresentador(a); 3. mediador(a) do chat.

As solicitações que venham a surgir após o período mínimo de 15 dias, passarão por análise de disponibilidade pela equipe.

 

 

PASSO 2: PROJETO DETALHADO (até uma semana antes do dia do evento)

Elaborar projeto de extensão (modalidade evento) com o detalhamento da live, aprovado pelo Conselho Diretor da unidade de origem ou assinado pela direção da Unidade Acadêmica do proponente do evento. Além dos dados corriqueiros de um projeto de extensão.

 

Depois do projeto aprovado na unidade, e enviado à Reitoria Digital UFG <reitoriadigital@ufg.br> em formato PDF, o proponente poderá prosseguir

 

 

 

PASSO 3: FORMULÁRIOS (até o dia antecedente ao evento)

 

Declaração de responsabilidade de conteúdo (Google Forms) preenchido pelo solicitante até o dia do evento (aqui);

Termo de autorização de uso de imagem e voz (Google Forms) que deverá ser preenchido pelos participantes (aqui).

 

Importante: No formulário, o proponente do evento deverá indicar equipe de três pessoas para a transmissão: mediador do chat,  gestor das telas e apresentador da live.

 

O solicitante também é responsável pelo seguinte aparato técnico: computador/notebook com acesso à internet banda larga. 

 

A Reitoria Digital oferece apoio à transmissão, por meio de reunião prévia com os responsáveis pelo evento para orientações, e treinamento para uso de software específico para gestão de telas, no caso de eventos com mais de uma pessoa/conexão partindo de lugares diferentes. 

 

A responsabilidade sobre o conteúdo é do proponente do evento, que deve atentar para questões como direitos autorais e licenças de uso dos materiais utilizados/exibidos na transmissão.



 

PASSO 4: TELAS DE TRANSMISSÃO E FICHA TÉCNICA (até o dia antecedente ao evento)

Para envio de links de divulgação e sala de transmissão, é obrigatório o envio de

 

a) 4 "telas" (artes) no formato para o Youtube:

 

Dimensões da arte:

  • 1920 x 1080 pixels - Illustrator, Canva, Photoshop, etc;
  • 16:9 - Power Point.

 

Tela 1 - Informações gerais da live com a data, o horário e o canal de transmissão da live

Tela 2 - Informações gerais da live com a mensagem "EM INSTANTES"

Tela 3 - Background sem nenhum texto, que servirá de "fundo" para a transmissão

Tela 4 - Informações gerais da live com a mensagem "AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO"

 

SUGESTÃO: Realize um roteiro da live, detalhando "abertura" (x minutos), "tempo para cada painelista" (x minutos), "encerramento" (x minutos), para sua própria organização e dinâmica de transmissão.

 

b) Ficha técnica contendo as seguintes informações:

 

Tema: Título da live (até 100 caracteres)

Demais informações (até 5000 caracteres)

Dia e horário (duração da live)

Descrição: Breve descrição do assunto a ser tratado

Mediadores: Nome e breve descrição do currículo

Painelistas: Nome e breve descrição do currículo

Realização: Departamento ou Unidade Acadêmica

Apoios/Parcerias:

Gestão de telas:

Gestão de chat:

Gestão do Canal UFG Oficial:

Pablo Lisboa (Coordenador Reitoria Digital UFG)

Henrique Moreira (Gerente de lives do Youtube UFG Oficial)

Laís Dias (Gerente de lives do Youtube UFG Oficial)

Informe: As manifestações expressas por convidados que participam dos eventos e transmissões online no canal UFG Oficial representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFG.

 

OBSERVAÇÕES:

a) As telas de transmissão e a ficha técnica devem ser enviadas para o e-mail <reitoriadigital@ufg.br>;

b) Os TREINAMENTOS na plataforma StreamYard devem ser solicitados pela equipe através do grupo WhatsApp criado para o evento, sendo assim possível verificar a disponilidade de agendamento. O treinamento é voltado apenas para GESTORES DE TELA E CHAT.

 

______________________________________________________

 

 

 

O QUE DEVO FAZER PARA SOLICITAR UPLOAD DE VÍDEOS DA MINHA PRODUÇÃO? 

 

Podem ser submetidos ao Canal UFG Oficial no Youtube quaisquer produções técnicas audiovisuais que estejam associadas às graduações e programas de pós-graduação da UFG.

 

PASSO 1: CRIAR PROJETO DE EXTENSÃO

 

O primeiro passo é a elaboração de uma atividade de extensão por parte do orientador(a) no SIGAA, (modalidade evento) e vincular ao projeto de extensão "Lives no Canal UFG Oficial no Youtube" (PG010-2021) com o detalhamento da live, aprovado pelo Conselho Diretor da unidade de origem ou assinado pela direção da Unidade Acadêmica do proponente do evento. Além dos dados corriqueiros de um projeto de extensão. Caso o projeto já exista, só adicionar a live como evento e enviar o nome e código do projeto.

 

PASSO 2: FORMULÁRIOS  

 

Declaração de responsabilidade de conteúdo (Google Forms) preenchido pelo solicitante até o dia do evento (aqui);

Termo de autorização de uso de imagem e voz (Google Forms) que deverá ser preenchido pelos participantes (aqui).

 

A responsabilidade sobre o conteúdo é do proponente (orientando), que deve atentar para questões como direitos autorais e licenças de uso dos materiais utilizados/exibidos no vídeo.

 

 

PASSO 3: MINIATURA YOUTUBE E FICHA TÉCNICA 

 

a) Arte no formato para o Youtube

 

Dimensões da arte:

  • 1920 x 1080 pixels - Illustrator, Canva, Photoshop, etc;
  • 16:9 - Power Point.

Contendo informações gerais do vídeo como nome do projeto, título do vídeo, nome do programa de pós-graduação, apoios (logos) e orientadores.

 

b) Ficha técnica contendo as seguintes informações:

 

Tema: Título do vídeo (até 100 caracteres)

Demais informações (até 5000 caracteres)

Descrição: Breve descrição do assunto a ser tratado

Realização: Departamento ou Unidade Acadêmica

Apoios/Parcerias:

Gestão do Canal UFG Oficial:

Pablo Lisboa (Coordenador Reitoria Digital UFG)
Henrique Moreira (Gerente de lives do Youtube UFG Oficial)
Lais Dias (Gerente de lives do Youtube UFG Oficial)

Informe: As manifestações expressas por convidados que participam dos eventos e transmissões online no canal UFG Oficial representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFG.

 

PASSO 4: ENVIAR UM EMAIL 

 

Para o upload, o solicitante precisa encaminhar um e-mail para <reitoriadigital@ufg.br>, contendo:

 

a) Projeto de extensão em formato PDF;

b) Nome do(a) orientador(a) responsável e unidade de lotação (departamento ao qual o(a) professor(a) está vinculado);

c) Nome da graduação/unidade ou programa de pós-graduação;

d) Ficha técnica (descrita no item anterior);

e)  Arte no formato para o Youtube (descrita no ítem anterior);

f) Arquivo de vídeo no Google Drive para upload no canal.