reitor

Reitor faz apelo na tribuna da Câmara de Vereadores de Goiânia: “Salvem a UFG”

Atualizada em 16/10/21 12:35.

Edward Madureira falou sobre problemas causados com os cortes orçamentários

Foto: Pablo Lisboa

reitor

O reitor da UFG, Edward Madureira, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Goiânia, nesta quinta-feira (14/10), a convite dos vereadores Aava Santiago (PSDB), Anselmo Pereira (MDB) e Mauro Rubem (PT). O momento marcou uma homenagem ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, mas também serviu para discutir as dificuldades financeiras da Universidade após os cortes orçamentários do governo federal.

Madureira pediu apoio dos vereadores para evitar que atividades da instituição sejam paralisadas devido aos cortes das verbas. “Fazemos referência a uma tragédia anunciada. Em agosto de 2020, quando a Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) foi enviada ao Congresso, alertamos que a UFG não teria como cumprir os compromissos (...) agora precisamos de R$ 20 milhões para fechar o ano e pagar coisas básicas como energia elétrica, serviço de segurança patrimonial, bolsas da assistência estudantil, entre outros”.

O reitor ponderou que a Universidade está trabalhando arduamente para proporcionar o retorno presencial no ano que vem, mesmo que de forma gradual, vai exigir mais recursos para garantir os cuidados sanitários indicados e a segurança da comunidade universitária. Edward também destacou que a UFG injeta na economia goiana anualmente, de forma direta e indireta, cerca de R$ 2 bilhões, além do que proporciona para a formação das pessoas.

“Sabemos que podemos contar com a Câmara de Vereadores para soltar esse grito: Salvem a UFG! Salvem a instituição que está aqui com um único objetivo de fazer ciência de qualidade e servir a população do nosso estado e do nosso país”, declarou.

Ao final da sessão, Anselmo Pereira, Aava Santiago e Mauro Rubem apresentaram um requerimento (assinado também por outros vereadores) para o envio de ofício aos parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional solicitando a apresentação de um Projeto de Emenda Suplementar para garantir o repasse imediato de R$ 20 milhões, mínimo necessário para manter as atividades da UFG até o fim do ano.

A UFG pode parar *(Artigo)

Reitor analisa situação das universidades federais em palestra para a UFPE

Categorias: Notícias orçamento Reitoria