reuniãoUFGeInpe

UFG e Inpe discutem criação de Centro de Estudos

Updated at 08/31/20 13:18 .

Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado vislumbra previsões e análises inéditas em Goiás e no Centro-Oeste

Texto: Ana Paula Vieira

A criação do Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa) foi tema de reunião entre a UFG e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na manhã desta segunda-feira (31/8). O reitor da UFG, Edward Madureira, o pró-reitor de Pós-Graduação Laerte Guimarães, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Jesiel Freitas e o pesquisador Saulo Ribeiro de Freitas falaram sobre a proposta, que foi apresentada formalmente em Goiás no último mês de fevereiro, em reunião com o governador Ronaldo Caiado

Na reunião desta segunda-feira, a ideia foi levada ao diretor do Inpe, Darcton Damião, entre outras autoridades do órgão. O objetivo do Cempa é realizar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. O Centro pretende reunir academia, governo e entes privados buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas. O pesquisador Saulo Ribeiro fez uma apresentação sobre o Cempa e explicou: “Entre os produtos gerados a partir do Centro, teríamos a formação de pessoal que saiba fazer modelagem, produtos tecnológicos e subsídios para políticas públicas para os setores produtivos”. 

reuniãoUFGeInpe
Em reunião on-line, representantes da UFG e do Inpe discutem criação do Cempa 

O reitor Edward Madureira enfatizou que o Centro de Estudos representa uma possibilidade de interação entre UFG e Inpe, aproveitando infraestrutura, pessoal e expertise das duas instituições, somados a uma necessidade do estado de Goiás e da Região Centro-Oeste em relação à previsão e monitoramento ambiental. “Nossa disposição é usar a expertise, a inteligência, recursos e oportunidades para colaborar com o crescimento do país”, afirmou o reitor. O pró-reitor Laerte Guimarães lembrou que a Universidade e o Inpe já tem uma longa parceria, que data de cerca de 30 anos, especialmente no monitoramento do bioma Cerrado, com vários projetos em andamento. “A região Centro-Oeste é a grande produtora de commodities do País, uma das maiores do mundo, o que demanda um monitoramento mais focado. Isso seria benéfico para o Inpe e para a Região”, destacou Laerte. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas, considerou a reunião “histórica” e afirmou: “A PRPI está à disposição para o que puder colaborar na criação do Centro”. 

O diretor do Inpe, Darcton Damião, sugeriu a construção de um Acordo de Cooperação Técnico-Científica (ACT) entre as duas instituições: “Nossa motivação para cooperar é muito grande. Vamos fazer o ACT e discutir a melhor forma de engajamento. A melhor maneira será encontrada para atender a região Centro-Oeste, dentro das nossas possibilidades”. A partir da reunião, ficou encaminhada a realização de outros encontros entre profissionais das duas instituições, de forma a discutirem o ACT e a formatação de um plano de trabalho para a parceria. 

Também participaram do encontro o coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CGCPT), Gilvan Sampaio; a coordenadora substituta do CGCPT, Chou Sin Chan; o coordenador do Programa Amazônia, Cláudio Almeida; a chefe da Divisão de Operações do Inpe, Izabelly Carvalho, e os pesquisadores ligados ao Cempa Cerrado Luiz Flávio e Karla Longo.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: notícias