UFG discute parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Projeto visa criar um portal único que concentrará uma vasta quantidade de informações sobre requisitos técnicos para diversos produtos
Juliana Ghizzi Pires, Pedro Ivo Sebba Ramalho, Sandramara Matias Chaves, Camila Cardoso Caixeta, Vicente Ferreira Rocha e Júlia Sebba
Texto e fotos: Francisca Patrícia de Souza Silva
Na manhã desta sexta-feira (30/1), a reitora Sandramara Matias Chaves e a vice-reitora Camila Cardoso Caixeta se reuniram com o secretário de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Pedro Ivo Sebba Ramalho, para falar sobre um projeto de parceria. Também esteve presente o pró-reitor de Administração e Finanças, Vicente Ferreira Rocha, a assessora especial de Relacionamento e Agenda do Gabinete da Reitoria, Júlia Sebba e a diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade do Mdic, Juliana Ghizzi Pires.
O projeto visa criar um portal único que concentrará uma vasta quantidade de informações sobre requisitos técnicos para diversos produtos. Atualmente, essas informações estão espalhadas ou são de difícil acesso. O portal permitirá que engenheiros, pesquisadores e a população encontrem dados sobre ensaios necessários, requisitos de qualidade e laboratórios acreditados.
Sandramara ressaltou a importância de a UFG estar envolvida em um projeto de tamanho alcance e de tal natureza, do qual a Universidade também se beneficiará.
Camila disse que ainda existem "travas" em alguns laboratórios que poderiam ser resolvidas no início de processos, antes de haver investimento financeiro e de "energia", e que informações técnicas prévias como as que existirão no portal irão facilitar momentos de decisão.
Pedro destacou que um dos objetivos é garantir que o sistema internacional de medidas funcione de fato, assegurando que "1 litro é 1 litro, 1 metro é 1 metro, 1 quilo é 1 quilo". Segundo o secretário, isso é crucial para a indústria, pesquisa e para a segurança do consumidor.
Juliana explicou que para os consumidores, o portal oferecerá informações sobre produtos perigosos e recalls, enquanto para o setor produtivo, ele promete reduzir custos e prazos ao facilitar o acesso a todas as informações necessárias para a conformidade de produtos, inspirando-se em modelos nacionais, europeus e americanos, mas com foco na digitalização para o contexto brasileiro.
Confira alguns registros:
Source: Reitoria Digital UFG
