Nova Reitoria da UFG participa da primeira reunião da Andifes da atual gestão
Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Pablo Lisboa
Nessa terça e quarta-feiras (28 e 29/1), a reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e a vice-reitora Camila Cardoso Caixeta participaram da primeira reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) desta gestão. O encontro foi realizado na sede da Associação, em Brasília.
A nova Reitoria da UFG foi apresentada pelo presidente da Andifes, José Geraldo Ticianeli. “A história foi corrigida, a história foi refeita e a justiça prevaleceu. É uma honra muito grande recebê-la, sinta-se abraçada pelos colegas”, disse o reitor, referindo-se ao episódio da não nomeação da professora Sandramara como reitora em 2022, quando ela estava na primeira colocação da lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário da UFG ao governo federal.
“Esse espaço e essa acolhida tem um significado muito especial para mim, particularmente, depois de tudo que a gente viveu. Isso é um resgate e um respeito ao processo democrático, à vontade da comunidade universitária e à instituição universidade. A gente precisa somar forças e continuar batalhando para mudar essa legislação que nos obriga a enviar uma lista tríplice”, analisou Sandramara.
A vice-reitora Camila Cardoso Caixeta afirmou: “Estou extremamente feliz e ao mesmo tempo com um senso de responsabilidade muito grande. A expectativa com relação a nossa gestão dentro da universidade não é pequena, os desafios são enormes, mas eu me sinto extremamente honrada em estar ao lado da professora Sandramara”.
Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. Atualmente, tem 69 universidades federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica filiados.
Fuente: Reitoria Digital da UFG
Categorías: Notícias
