Camila e Sandramara Andifes 28 de janeiro de 2026

Nova Reitoria da UFG participa da primeira reunião da Andifes da atual gestão

Actualizado en 30/01/26 15:43 .

 Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Pablo Lisboa

Nessa terça e quarta-feiras (28 e 29/1), a reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e a vice-reitora Camila Cardoso Caixeta participaram da primeira reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) desta gestão. O encontro foi realizado na sede da Associação, em Brasília.

A nova Reitoria da UFG foi apresentada pelo presidente da Andifes, José Geraldo Ticianeli. “A história foi corrigida, a história foi refeita e a justiça prevaleceu. É uma honra muito grande recebê-la, sinta-se abraçada pelos colegas”, disse o reitor, referindo-se ao episódio da não nomeação da professora Sandramara como reitora em 2022, quando ela estava na primeira colocação da lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário da UFG ao governo federal.

Andifes-janeiro
Reitora e vice-reitora da UFG para o mandato 2026-2030 participam da primeira reunião da Andifes deste ano

 

“Esse espaço e essa acolhida tem um significado muito especial para mim, particularmente, depois de tudo que a gente viveu. Isso é um resgate e um respeito ao processo democrático, à vontade da comunidade universitária e à instituição universidade. A gente precisa somar forças e continuar batalhando para mudar essa legislação que nos obriga a enviar uma lista tríplice”, analisou Sandramara.

A vice-reitora Camila Cardoso Caixeta afirmou: “Estou extremamente feliz e ao mesmo tempo com um senso de responsabilidade muito grande. A expectativa com relação a nossa gestão dentro da universidade não é pequena, os desafios são enormes, mas eu me sinto extremamente honrada em estar ao lado da professora Sandramara”.

Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. Atualmente, tem 69 universidades federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica filiados.

andifes
Atualmente, a Andifes tem 69 universidades federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica filiados

 

Fuente: Reitoria Digital da UFG

Categorías: Notícias