Gestoras da UFG participam de Encontro de Reitoras e Vice-Reitoras da Andifes
Em pauta: ações de enfrentamento da violência contra a mulher
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Pablo Lisboa
A reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e a vice-reitora Camila Caixeta participaram do Encontro de Reitoras e Vice-Reitoras promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na sede da entidade, em Brasília, na tarde dessa segunda-feira (26/1). Na pauta, discussão sobre o “Protocolo de intenções para prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência contra às mulheres”, a ser celebrado entre o Ministério das Mulheres (MIN) e o Ministério da Educação (MEC).
Reitoras e vice-reitoras debateram o tema e sugeriram as contribuições da Andifes ao Protocolo, que serão levadas ao Conselho Pleno da Associação. Entre as sugestões, instituir uma comissão para amadurecer as questões do Protocolo, fazer um mapa das boas práticas que já existem nas universidades e aderir à campanha do Banco Vermelho, uma iniciativa internacional de conscientização e combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, que utiliza bancos pintados de vermelho em espaços públicos como símbolos de alerta.
As gestoras da UFG destacaram a importância do encontro. "A UFG tem a comissão de combate ao assédio e tem uma Secretaria de Mulheres e Diversidade que já tem ações que tratam dessa temática e pode contribuir com as demais universidades", disse Camila. A reitora da UFG avaliou: “Essa acão da Andifes é importante por conta da troca de experiências entre as universidades que podem fortalecer as ações já existentes e criar outras".
Sandramara e Camila seguem em Brasília nesta terça e quarta-feiras (27 e 28/1) para participarem da reunião mensal do Conselho Pleno da Andifes.
Fonte: Reitoria Digital da UFG
Categorias: Notícias
