UFG inaugura Instituto de Neurologia do Centro de Doenças Raras do HC
O espaço vai proporcionar a integração de atividades médicas e de ensino, pesquisa e extensão
Texto e foto: Pablo Fabião Lisboa
Nesta sexta-feira (9/1), a UFG inaugurou o Instituto de Neurologia no Centro de Doenças Raras em Neurologia do Hospital das Clínicas. Estiveram presentes a reitora Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor Jesiel Carvalho, o superintendente do HC, José Garcia Neto, o diretor da Faculdade de Medicina, Waldemar do Amaral, a coordenadora do Instituto, Denise Sisterolli Diniz, a diretora da Associação de Pacientes, Maria Francisca Santos, entre outros.
O Instituto é fruto de uma articulação entre professores da Medicina e a Associação. O espaço vai proporcionar a integração de atividades médicas e de ensino, pesquisa e extensão, atendimentos ambulatoriais e multiprofissional. Além disso, serão realizadas palestras e outras atividades com o objetivo de informar a sociedade sobre o assunto.
Angelita destacou a importância do ato de inauguração do instituto e a alegria em participar de uma atividade em que: “a maioria das representantes e gestoras aqui presentes são mulheres e isso é digno de nota. A reitora, a diretora da associação e a coordenadora do instituto: todas somos mulheres", destacou Angelita. Durante a cerimônia, Waldemar comentou que, com o instituto, o atendimento aos pacientes se tornará muito mais técnico e avançado.
“Aqui, serão atendidos pacientes, principalmente com doenças raras da neurologia, como esclerose múltipla, neuromielite óptica, esclerose lateral amiotrófica, doenças geneticamente definidas: Cadasil e Fabry, bem como as demências raras e outras doenças que fazem parte do diagnóstico diferencial” destacou Denise.
Maria comentou que o instituto vai proporcionar maior segurança aos pacientes. “Esse espaço vai, inclusive, receber pacientes de outros estados que procuram por serviços de saúde neurológica”, comentou. José Garcia lembrou da importância da iniciativa pois é um tema sensível para a saúde pública, em um país que carece desse tipo de atendimento.

Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias
