UFG adquire misturador de ração para a Escola de Veterinária e Zootecnia
O equipamento será usado na Fazenda Escola da UFG, na unidade de produção de Leite da EVZ

Na Fazenda Escola são desenvolvidas aulas práticas dos cursos de Veterinária, Zootecnia e Agronomia
Texto e fotos: Francisca Patrícia de Souza Silva
Na manhã da última sexta-feira (9/1), a reitora Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor Jesiel Carvalho estiveram na Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) para a entrega do equipamento que será utilizado na Fazenda Escola da UFG, na área destinada à proteção de leite.
O vagão forrageiro é uma máquina que prepara e mistura a alimentação das vacas e, em seguida, distribui a ração diretamente nos locais onde elas se alimentam. Isso contribui para o aumento da produção de leite, pois garante que todas as vacas recebam a mesma alimentação de forma equilibrada, além de melhorar o conforto e o bem-estar dos animais. O equipamento visa qualificar as atividades de ensino e pesquisa realizadas na EVZ.
Angelita ressaltou que conquistas como essa são resultado de uma gestão estratégica, que decidiu investir no ensino, oferecer mais suporte aos coordenadores e professores e fortalecer o trabalho desenvolvido por eles. Segundo a reitora, essas ações visam preparar melhor os alunos, formando profissionais de excelência e pessoas ainda melhores do que eram quando ingressaram na Universidade.
Jesiel destacou que a razão de existir da Universidade é a formação e que, para que os estudantes tenham um bom aprendizado, os serviços e as estruturas de suporte precisam ser de excelência, melhores até do que os externos. “Isso é essencial para garantir um ensino de qualidade. É um desafio constante, mas é uma meta que precisamos buscar o tempo todo”, afirmou.
A professora Ozana Zacaroni, responsável pelo uso do equipamento, explicou que o vagão forrageiro, responsável pela mistura da dieta das vacas e pela distribuição nos cochos, reduz a necessidade de trabalho manual, diminui o gasto com combustível e reduz os custos com a manutenção de outras máquinas. Ela destacou ainda que os estudantes poderão aprender a utilizar essa tecnologia, o que os prepara melhor para o mercado de trabalho.
O diretor da EVZ, Adilson Damasceno, relembrou outros momentos em que a atual gestão apoiou a unidade em termos de infraestrutura e afirmou que, “com essa máquina, almejamos obter notas melhores nas avaliações”.
Jonathan César Gomes, representante da empresa fornecedora do equipamento e também médico-veterinário, explicou o funcionamento da máquina e afirmou que, à época de sua formação, sua faculdade, embora avançada na área, não possuía um recurso como esse, o que ele considera um diferencial.
Confira uns registros:







Parte interna da máquina, fotografada por Jesiel Carvalho
Fonte: Reitoria Digital UFG
