FP

UFG e Comissão Nacional de Energia Nuclear assinam protocolo de intenções para atuação conjunta

Actualizado en 23/12/25 19:22 .

Parceria para fortalecer ciência, pesquisa, ensino e assistência à saúde no Brasil

FPO Cora está envolvido em projetos como o Itaberaí, que  busca aprimorar o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, incluindo a radioterapia e a radioterapia intraoperatória

 

Texto e Fotos: Francisca Patrícia de Souza Silva

Na manhã da última quarta-feira (17/12), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Hospital das Clínicas (HC) da UFG, o Centro Avançado de Diagnóstico de Mama (Cora) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) assinaram um protocolo de intenções para fortalecer o diálogo e a cooperação. O objetivo é impulsionar a ciência, a pesquisa, o ensino e a assistência à saúde, com foco especial na aplicação de tecnologias nucleares no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, beneficiando diretamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, a reitora Angelita Pereira de Lima ressaltou o papel transformador da universidade brasileira e a necessidade de atuar com rapidez para superar o atraso histórico do país em relação à criação de universidades e ao acesso a tecnologias de saúde.

O presidente substituto do Cnen, Wilson Aparecido Parejo Calvo, relembrou a longa relação da Cnen com Goiânia, desde o acidente radiológico de 1987, que segundo ele, serviu de aprendizado para a segurança e o uso dos benefícios da energia nuclear na saúde.

O chefe do Cora e presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, Ruffo de Freitas Júnior, defendeu a criação de um protocolo nacional para DNA e a implementação de radioterapia intraoperatória para diversas especialidades, visando diminuir a disparidade entre o atendimento público e o privado. 

O superintendente do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia Neto, destacou a importância do protocolo de intenções. Falou da excelência do trabalho realizado pelo Cora, e ressaltou a busca contínua por avanços na medicina nuclear, como a aquisição de uma gama câmara, para enfrentar o desafio do tratamento oncológico.

A solenidade de assinatura do protocolo contou com a presença do vice-reitor Jesiel Carvalho, da reitora eleita e nomeada para a próxima gestão da Universidade (2026-2029), Sandramara Matias Chaves, do coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (Crcn-Co/Cnen), Almir Aniceto de Sousa Filho, da pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Maria Elisa Chuery Martins Rostelato, e e da assessora especial de relacionamento e agenda do gabinete da reitoria, Júlia Sebba.

 

2025202520252025

Angelita Pereira de Lima, José Garcia Neto, Ruffo de Freitas Júnior, Wilson Aparecido Parejo Calvo,   

 

20252022025                                 

Sandramara Matias Chaves, Maria Elisa Chuery Martins Rostelato e Almir Aniceto de Sousa Filho

 

 

 

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias Noticias