2025

"O Cerof passou a ser visto como ele é, mais um órgão de destaque da UFG", comemora reitora

Actualizado en 17/12/25 15:01 .

Uma das novidades do Banco de Olhos será a produção de membrana amniótica, um curativo biológico feito a partir da placenta humana

2025

Texto e fotos: Francisca Patrícia de Souza Silva

Na manhã da última terça-feira (16/12), a reitora Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor Jesiel Carvalho, estiveram no  Centro de Referência em Oftalmologia, o Cerof -UFG, para a entrega da obra civil referente à readequação da estrutura física do novo Bloco Cirúrgico e para a Cerimônia de Credenciamento do Banco de Olhos à rede nacional de Bancos de Tecidos.

Na ocasião, Angelita comemorou o fato do Cerof-UFG agora ser visto como um organismo mais integrado a Universidade. Ela também ressaltou a importância da pesquisa, da extensão e do ensino da UFG em impactar políticas públicas, tornando a Instituição uma referência em oftalmologia e outras áreas da saúde.

"Não é à toa que a UFG tem sido a referência e será referência. Temos um Hospital de Oftalmologia referência nacional", concluiu.

O presidente do Conselho Administrativo do Cerof-UFG, Marcos Ávila, explicou que o novo bloco cirúrgico será moderno e inovador, com o objetivo de zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, que hoje representa uma das maiores filas de espera do estado de Goiás e do país.

Ele frisou que, em breve, após a aquisição de equipamentos e mobiliários, teremos a inauguração do novo Bloco Cirúrgico com aumento da capacidade operacional. O espaço contará com cinco salas operatórias, uma sala de recuperação pós -anestésica, vestiários, um centro de material e esterilização, uma farmácia satélite, dois postos de enfermagem, sala administrativa e enfermarias adulto e pediátricas.

"O Cerof-UFG também se destacará no tratamento da retinopatia da prematuridade, uma das maiores causas de cegueira irreversível em bebês prematuros", ressaltou Marcos.

Uma das novidades com o Credenciamento do Banco de Olhos do Cerof-UFG é a possibilidade ampliada de pesquisas clínicas e aumento da captação e oferta de córneas para transplantes. Atualmente, a fila de espera pelo transplante tem cerca de 1800 pessoas e tem demorado 2 anos. O objetivo com esse credenciamento do Banco junto ao Ministério da Saúde é impactar nesse quantitativo e transformar vidas.

"Todos os avanços que o Cerof-UFG tem alcançado somente são possíveis graças ao apoio da reitoria, pró -reitorias, equipe da SES-GO e, especialmente, à equipe do Cerof-UFG que faz desse órgão da UFG ter uma projeção nacional", referiu a diretora geral do centro, Katiane Martins.

O Cerof-UFG atende, em média, 1500 pessoas/dia na unidade e também por meio das ações itinerantes, exclusivamente, no âmbito do SUS.

 

2025

2025

2025

2025

2025                                                                                                                                                                           Marcos Àvila anunciou que nova estrutura contará com 18 cadeiras cirúrgicas elétricas para levar os pacientes até a                                                                                                                                             sala de cirurgia, depois para a sala de recuperação e, em seguida, para a enfermaria

 

 

Fuente: Reitoria Digital com informações da equipe do Cerof

Categorías: Notícias Noticias