UFG e MDS assinam parceria para realização de seminário internacional
Evento em fevereiro de 2026 aborda o tema da agricultura familiar nas universidades e instituições de pesquisa da América Latina
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Ana Paula Vieira e MDS
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, esteve no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na tarde dessa terça-feira (16/12) e foi recebida pelo ministro Wellington Dias e equipe. Eles assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 500 mil para a realização do 1º Seminário Internacional Universidade e Agricultura Familiar, que será sediado pela UFG nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2026. A secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Ribeiro-Rotta, e o professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) Adriano Rodrigues de Oliveira, que é representante da Universidade no Grupo de Trabalho de Cooperação Acadêmica do MDS, também participaram da agenda.
A UFG foi uma das primeiras universidades federais a integrar a Aliança Global contra a fome e a pobreza, em dezembro de 2024, e o Seminário surgiu nesse contexto. O objetivo é promover um espaço de diálogo, reflexão e identificação das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito da agricultura familiar, por universidades, instituições de pesquisa e extensão, bem como organizações sociais da América Latina, com ênfase no Mercosul. Além do levantamento dessas pesquisas, será construído um portfólio com o mapeamento das políticas públicas e a proposição de indicadores para a soberania e segurança alimentar e nutricional, mitigação da fome e pobreza com base em evidências científicas.
A secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Ribeiro-Rotta, explicou que a UFG já iniciou o projeto “Agricultura Familiar na América do Sul: Superando a Fome e a Pobreza”, que até o momento mapeou mais de 600 instituições que têm produzido evidências na área das políticas públicas para agricultura familiar. “A partir daí, formamos quatro Grupos de Trabalho que vão atuar durante o Congresso na UFG”, destacou ela. O professor Adriano ressaltou ainda a importância do portfólio a ser elaborado, de forma que a iniciativa não seja apenas teórica, mas também gere um produto concreto para subsidiar políticas públicas, que possam integrar a ação global.
O ministro Wellington Dias enfatizou a importância de integrar a academia às iniciativas de combate à fome e à pobreza e destacou a parceria com a UFG: "Vamos trabalhar juntos". A reitora da UFG falou sobre o evento a ser realizado na Universidade e frisou o significado das políticas sociais para promover a dignidade das pessoas: “Quando eu acesso uma política pública, um programa da saúde, de assistência social, isso muda a postura da pessoa frente aos problemas que ela própria enfrenta”.
Seminário
O evento na UFG está sendo organizado em torno de quatro eixos temáticos: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e Sistemas alimentares sustentáveis; Governança fundiária, tecnologias e políticas públicas para a produção e distribuição de alimentos; Cooperativismo, Cadeias de produção e Comercialização, Sociobiodiversidade e Assistência Técnica e Extensão rural participativa.
A programação contará com a participação de representantes da Aliança Global contra a Fome a Pobreza/MDS, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) e do Escritório Regional da Food and Agriculture Organization (FAO), além de conferencistas nacionais e internacionais.
Aliança Global
A UFG integra o Grupo de Trabalho a fim de promover a cooperação acadêmica em prol dos objetivos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza - GT Cooperação Acadêmica para a Aliança Global, de caráter consultivo, temporário, propositivo e operacional. O Grupo já realizou uma série de atividades em 2025 e tem novas ações planejadas para 2026. Além do professor Adriano, a UFG também está representada no grupo pela professora da Escola de Agronomia Fabiana Thomé.
Professores da Faculdade de Nutrição, da Escola de Veterinária e Zootecnia, da Faculdade de Artes Visuais, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, da Faculdade de Ciências Sociais, do Câmpus Goiás da UFG e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) também participam da iniciativa.
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias
