Conselho Universitário aprova resolução que institui Plano Diretor 2025 - 2035 da UFG
O Plano Diretor é um documento técnico, flexível, que tem o objetivo de orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da UFG
Texto e foto: Ana Paula Vieira
O Conselho Universitário da UFG aprovou nesta sexta-feira (28/11) uma resolução que institui o novo Plano Diretor da Universidade, 2025-2035, substituindo a versão de 1984. O trabalho de atualização do documento durou 24 meses e foi apresentado ao Consuni pela arquiteta Lívia Maria Moreira, que conduziu os trabalhos, e também pelos professores Bráulio Vinícius Ferreira e Gradisca Capistrano, e pela secretária de Infraestrutura da UFG, Poliana Paula Nascimento.
O Plano Diretor é um documento técnico, flexível, que tem o objetivo de orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da UFG.
Para a reitora Angelita Pereira de Lima, a elaboração do Plano estimulou um processo de conhecimento institucional: “Espero que venha a ter impacto inclusive na destinação orçamentária da União porque temos 11 milhões de metros quadrados para cuidar”. O vice-reitor Jesiel Carvalho enfatizou que esse é um momento histórico.
Poliana Paula afirmou que o Plano contribui para a superação de uma lógica reativa na questão da infraestrutura: “Vai facilitar muito nossas decisões”. Gradisca Capistrano falou sobre as reuniões feitas com a comunidade universitária para discussão do Plano.
Bráulio frisou que o Plano tem a função de orientar o uso e ocupação do solo a partir de diretrizes, assegurar reserva das áreas verdes, orientar a distribuição de equipamentos urbanos, auxiliar na gestão de investimentos e infraestrutura. Ele ainda ressaltou a importância do acompanhamento e revisão do documento.
"O plano diretor é um documento vivo", concluiu Lívia. Ela salientou: “Embora a proposta de revisão temporal seja de dez anos, ele pode e deve ser ajustado à medida que seja identificada a necessidade, garantindo a sua adaptação às novas dinâmicas da instituição e às mudanças globais”.
O Plano Diretor será publicado em fevereiro de 2026 após análises e ajustes solicitados.
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias
