
Comitiva da UFG inicia missão científica e acadêmica na China
Encontro com Consulado foi a primeira agenda de uma série de compromissos da missão acadêmica e científica no país
Por: Letícia Michalczyk
Na segunda-feira (13/10), a reitora Angelita Pereira de Lima se reuniu com o Consulado do Brasil em Xangai e discutiu o apoio do Consulado para estabelecer interlocução junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para investimentos em infraestrutura e inovação na universidade. O encontro foi a primeira agenda de uma série de compromissos da missão acadêmica e científica da UFG na China, que vai até o dia 18 de outubro.
A secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Rotta, o professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Sigeo Kitatani, a professora da Faculdade de Medicina Fátima Mrue e o coordenador administrativo da Secretaria de Relações Internacionais da UFG Vinicius Marques acompanham a reitora.
Os representantes da UFG foram recebidos pelo cônsul geral do Brasil em Xangai, Augusto Pestana; pelo vice-cônsul do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Romariz Peixoto, e pelo cônsul-geral adjunto, chefe do setor de Promoção Comercial e Investimentos, Winston Alexander Silva.
O foco foi a busca por investimentos para a criação de um Programa de Cirurgia Robótica para o Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital das Clínicas (HC/UFG), assim como para um Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar por meio do Centro de Inovação Social do Brasil Central da UFG.
“Com o apoio do Consulado para aproximar a UFG do NDB, esses projetos poderão se tornar referências de como a cooperação internacional e o investimento estratégico podem transformar realidades locais e fortalecer o futuro de nossas comunidades, em particular nos países do BRICS”, afirmou a reitora.
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias