
Faculdade de Odontologia da UFG celebra 80 anos com exibição de relatos e linha do tempo
O curador da exposição defendeu que as pessoas formam o pilar inteligível que sustenta qualquer instituição
Texto: Francisca Patrícia de Souza Silva
Foto: Marília Sabino
Nesta sexta-feira (10/10), o vice-reitor Jesiel Carvalho e o pró-reitor de graduação Israel Elias Trindade, participaram da cerimônia dos 80 anos do curso de Odontologia da UFG. O evento contou com apresentação de linha do tempo e de um vídeo com 16 depoimentos de professores e servidores técnicos.
Israel falou que a celebração é uma oportunidade para mostrar para a sociedade um pouco do que a Instituição proporciona: “Muitas pessoas não conhecem a UFG. Se em algum momento ela foi atacada, foi fruto desse desconhecimento”.
O diretor da Faculdade de Odontologia (FO), Gersinei de Freitas, ressaltou que a Universidade tem se projetado internacionalmente, mostrando que a ciência feita aqui é comprometida, relevante e transformadora: “Cada projeção de extensão é uma expressão concreta do papel social da universidade pública”.
O professor Diego Antonio Arantes, vice-diretor da FO, disse que a faculdade forma gerações de cirurgiões dentistas que se destacam pela competência técnica, pela sensibilidade no cuidado com o mundo, despertando “o pensamento crítico, ética, empatia e o compromisso com a sociedade”.
O painel da linha do tempo, exposto no pátio da faculdade, mostra que ela nasceu em 1945 e formou sua primeira turma em 1950. E que durante a pandemia de COVID-19, se destacou com ações e pesquisas. O vídeo foi exibido em telão durante a cerimônia e disponibilizado no canal oficial da UFG, no youtube.
O curador do projeto, Pablo Lisboa, destacou que “as ações de memória tem por objetivo valorizar as pessoas que constroem a UFG e dar a atenção ao pilar inteligível que sustenta qualquer instituição, o seu legado imaterial”.
A professora Érica Miranda de Torres lembrou que a FO formou aproximadamente 4.800 profissionais. "É sobre o compromisso que nós temos com a sociedade que confia e investe em nós. Devemos devolver com gratidão e excelência tudo aquilo que nos oferece”.
Na mesa diretiva estavam ainda o vereador e ex-reitor, professor Edward Madureira, a servidora Helen Sandra de Paiva Carneiro, a estudante Andressa Souza Martins e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, Renerson Gomes de Santos.
Source: Reitora Digital