UFG e Udes

UFG assina convênio com Universidade colombiana

Atualizada em 27/09/25 07:44.

Texto: Francisca Patricia de Souza Silva

Imagens: Francisca Patricia de Souza Silva e Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza 

UFG e Udes

Na última sexta-feira (26/9), a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima e o reitor da Universidad de Santander (Udes), José Patricio López Jaramillo, assinaram o Convênio Marco de Colaboração entre as duas instituições para desenvolver pesquisas e atividades acadêmicas. O acordo deve promover intercâmbio, publicações, articulação curricular e fortalecimento de relações entre pesquisadores e tem duração de cinco anos.

Em seu discurso, José Patricio falou da relevância de fortalecer a colaboração entre os países Latinos e a troca de conhecimentos tanto das áreas cirúrgicas quanto das áreas básicas da saúde. Segundo ele, a Colômbia precisa de reforço nessas áreas onde o Brasil já é bem desenvolvido.

“Consideramos fundamental o fortalecimento dos laços de colaboração Sul-Sul. Estamos absolutamente convencidos que a América Latina deve incluir mais o Brasil. Frequentemente quando falamos da América Latina só lembramos do México e da Argentina. O Brasil é um dos países mais importantes da América Latina, com grande potencial sob todos os aspectos”, exclamou Jaramillo.

Angelita comemorou a assinatura do convênio falando da responsabilidade de buscar soluções para os grandes problemas do mundo, como garantir acesso à saúde para os mais pobres.

“Felizmente, neste século, estamos agindo para superar as barreiras, não só da língua, mas as barreiras culturais, geopolíticas e políticas. Para que o Sul global tenha uma ação efetiva no planeta, temos grandes desafios, como a superação da fome do mundo, na América Latina e no Brasil”, frisou.

Udes

A assinatura simbólica ocorreu por videoconferência, na qual a comitiva da UFG teve imagem projetada no telão da Udes em tempo real. A Federal de Goiás foi representada pela reitora, o vice-reitor Jesiel Carvalho, a professora Ana Luiza Lima, da Faculdade de Farmácia, e a secretária de Relações Internacionais, Rejane Ribeiro Faria-Rotta, que coordenará o convênio juntamente com a diretora de Relações Nacionais e Internacionais da Udes, Vanessa Ibáñez Delgado.

Convênio UFG e Udes

As modalidades de cooperação incluem o desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa em temas de interesse comum; intercâmbio de conhecimentos através da organização de conferências, reuniões e cursos; intercâmbio de professores e pesquisadores para ministrar cursos e realizar projetos de pesquisa e também intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação para a realização de estudos, com reconhecimento dos créditos obtidos na outra instituição.

O convênio também visa o apoio recíproco em atividades de extensão universitária de interesse comum. Será trabalhada a possibilidade de realizar diplomas duplos para facilitar a convalidação e reconhecimento de títulos.

Também haverá cooperação no uso de ferramentas com fins educativos, como bibliotecas, equipamentos técnicos, laboratórios e qualquer outra atividade que ambas as instituições considerem importantes para o alcance dos objetivos do convênio.

Cada modalidade de colaboração exigirá a elaboração de um acordo específico, que determinará os objetivos e os meios necessários para sua realização. As propostas de convênio específico serão submetidas aos procedimentos de aprovação das duas universidades.

Em relação ao financiamento, cada instituição utilizará suas próprias instalações e pessoal e os custos financeiros decorrentes dos projetos, mobilidades e outras modalidades de cooperação deverão ser detalhados nos acordos específicos.

A propriedade intelectual dos materiais e produtos resultantes da atividade conjunta será regulada nos convênios específicos. Para a Udes , serão aplicadas as leis colombianas e o Acordo 030 de 2013 do Conselho Acadêmico. Para a UFG serão aplicadas as resoluções internas e a legislação nacional sobre propriedade intelectual.

O uso dos nomes e logotipos das instituições em peças gráficas deverá ser revisado e aprovado pela Direção de Comunicações da Udes e a Secretaria de Comunicação da UFG. A divulgação e difusão também requerem autorização prévia das duas universidades e nenhuma parte poderá utilizar as bases de dados institucionais da outra.

Qualquer divergência na interpretação ou aplicação do convênio será resolvido por conciliação ou negociação direta.

O convênio terá duração de cinco (5) anos a partir da data de sua assinatura, sendo renovado por escrito, a menos que uma das partes notifique sua vontade de não renová-lo com antecedência mínima de três (3) meses. Mesmo com o encerramento os projetos não concluídos seguirão até serem finalizados, a não ser que a UFG e a Udes decidam que sejam interrompidos.

 

 

 

Udes

 

Udes

Fonte: Reitora Digital

Categorias: Notícias Noticias