
Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participa de evento na UFG
Autoridade entregou certificados do curso de Multiplicadores Aquícolas durante a etapa presencial da iniciativa, realizada na EVZ/UFG
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Julia Mariano/Secom UFG
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG na manhã desta quinta-feira (25/9), para participar da aula presencial do curso Multiplicadores Aquícolas e foi recebido pelo vice-reitor Jesiel Carvalho e pelo diretor da Escola, Adilson Damasceno. Na oportunidade, o ministro também visitou o setor de Aquicultura da UFG, onde conheceu o trabalho de estudantes, professores e pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organismos Aquáticos (GEPOAqua).
Durante a solenidade na EVZ, estudantes do curso de Multiplicadores receberam os certificados das mãos do ministro, do vice-reitor e da secretária nacional de Aquicultura do MPA, Fernanda de Paula, que é docente da UFG. Essas autoridades dividiram a mesa de abertura do evento com o diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás), Leonardo Furquim, e com o superintendente do MPA em Goiás, Diogo Lobo Favoretto.

De acordo com Fernanda de Paula, trata-se do primeiro curso da área de aquicultura que é 100% gratuito e on-line da história do Brasil. “O intuito é espalhar conhecimento sobre o cultivo de pescado, auxiliando na produção, profissionalização e acesso ao crédito e a insumos”, explicou. Em 2023, a iniciativa recebeu o prêmio Nécton do Pescado Inovação Políticas Públicas.
Francisco Rafael falou em nome dos discentes do curso e agradeceu a oportunidade. Ele destacou que a aquicultura é um setor estratégico dentro da agropecuária goiana. “Estou muito feliz com a capacitação, que é um avanço. Só temos que agradecer. Será muito importante para fortalecer os produtores e potencializar a produção de piscicultura. Com essa capacitação a gente vai poder dar um passo além”, afirmou.

Aquicultura
Em sua fala, Fernanda de Paula destacou o potencial de Goiás na área de aquicultura. Segundo ela, em 2024 o estado atingiu a produção de 17 mil toneladas de pescado em 176 municípios. A secretária ressaltou que a capacidade de produção goiana é de 255 mil toneladas e afirmou que a UFG tem importante papel para a região: “A maioria dos técnicos da área em alguma fase de sua formação passaram pela UFG e pela PUC Goiás”.
No mesmo sentido, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, reiterou que a Aquicultura é uma área estratégica para o país e que a EVZ tem uma atividade intensa de desenvolvimento de pesquisa, melhoria de processos e disseminação da atividade. “Goiás é o berço das águas do Brasil. Precisamos aumentar a produção e ampliar também a cultura do consumo de pescado”, defendeu Carvalho.

O ministro André de Paula destacou a importância do momento e disse que dentre as ações do Ministério, o curso de Multiplicadores Aquícolas “é, sem dúvida, uma das mais importantes”. Ele ainda comentou a oportunidade de conhecer a comunidade acadêmica da área de Aquicultura da UFG e disse: “Estamos apostando na pesquisa, no conhecimento e temos alguns desafios: ampliar a produção de pescados e fomentar o nosso consumo. Nós precisamos fazer com que o peixe seja consumido por tudo que ele representa”. Sobre a UFG, de Paula elogiou: “Pude ver in loco aquilo que o Brasil todo reconhece: a excelência do trabalho da UFG. Tenho absoluta convicção de que essas parcerias permitirão que a gente cumpra com nossa missão e nossa responsabilidade”.
Representando o Senar Goiás, Leonardo Furquim lembrou que sua instituição oferece assistência técnica gerencial na área de piscicultura. Segundo ele, são 35 técnicos contratados pelo Senar para a área: “950 piscicultores, todo mês, recebem a visita do técnico do Senar. E não é só a parte técnica, mas também gerencial”. Furquim destacou ainda que esse apoio é gratuito.
Diogo Lobo falou sobre sua satisfação em participar do evento e parabenizou pela realização do curso, que para ele é uma “peça-chave para que a aquicultura em Goiás se torne referência para o Brasil”. Ele ainda colocou a superintendência do MPA em Goiás à disposição para iniciativas na área.
Multiplicadores Aquícolas
O curso de Multiplicadores Aquícolas é uma parceria do MPA com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é formar agentes multiplicadores, capacitados a levar conhecimento e boas práticas para o setor aquícola em todo o país. A iniciativa fortalece a profissionalização da atividade e amplia as condições para que aquicultores tenham melhor compreensão de seus projetos nos pedidos de financiamento, seguro, assistência técnica e extensão rural.
O Multiplicadores Aquícolas ensina os participantes os principais conhecimentos necessários para se tornarem aquicultores e promotores da atividade. A formação inclui manejo, produção sustentável, acesso a crédito, legislação e boas práticas no cultivo de peixes, camarões, moluscos, entre outras espécies.

Categories: Notícias