
UFG e outras seis instituições oficializam criação de rede de bioinsumos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Reitora da UFG assina protocolo para a criação de uma rede de bioinsumos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Por: Letícia Michalczyk
Nesta segunda-feira (8/9), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou da abertura do 2° Encontro Nacional do Cooperativismo Coopera Mais Brasil. Na ocasião, os representantes de sete instituições assinaram um protocolo para a criação de uma rede de bioinsumos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Nós percebemos que a gente tinha diversas iniciativas muito pulverizadas e com o apoio da Embrapa Agrobiologia, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a gente tem caminhado e construído uma grande rede que pensa bioinsumos para agricultura familiar” afirmou Ana Terra, secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB/MDA).
A reitora Angelita Pereira de Lima falou, em participação no programa Boa Semana UFG de segunda-feira (8/9), sobre o convite feito pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira, à UFG para participação no evento e explicou que o intuito da assinatura é “criar as condições necessárias para a instalação de uma rede de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia em bioinsumos para agricultura familiar”.

Durante a cerimônia de abertura, Paulo Teixeira reconheceu os obstáculos num país como o Brasil e a importância das cooperativas. "Entendo que num país como o nosso, que tem um enorme desafio de garantir soberania alimentar, de garantir comida farta e de qualidade na mesa do povo brasileiro, de enfrentar as mudanças climáticas e tecnológicas, o sistema de cooperativas é o melhor sistema para o cumprimento desse desafio”, afirmou o ministro.
Para Paulo Teixeira, é possível que agricultores prosperem individualmente, porém, a chance de prosperidade para os agricultores em cooperativas é muito maior. Ele declarou que “é pelo sistema de cooperativas que nós vamos segurar os jovens no campo, é pelo sistema de cooperativas que as mulheres vão assumir dia a dia mais responsabilidade no campo brasileiro".

Além da assinatura, um manual de boas práticas da agricultura familiar, produzido pelo IFSP, marcou a parceria e foi distribuído ao final da cerimônia para todos os presentes. O evento contou com a participação de autoridades e representantes de movimentos sociais, que discursaram sobre a valorização da agricultura familiar e soberania nacional. O 2° Encontro Nacional do Cooperativismo Coopera Mais Brasil ocorre entre os dias 8 e 11 de setembro, a programação completa está disponível no site do MDA.
Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias