
Reitora da UFG participa do lançamento do Comitê pró Instituto Nacional do Cerrado
Comitê terá sede na Universidade de Brasília
Texto: Letícia Michalczyk
Fotos: UnB e Instituto Nacional do Cerrado
Nesta quarta-feira (20/8), a reitora Angelita Pereira de Lima compareceu à cerimônia de lançamento do Comitê Pró Instituto Nacional do Cerrado, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB). O ato reuniu representantes do governo federal e de instituições de ensino superior de todo o país, em especial, daquelas vinculadas ao bioma cerrado.
“Este ato representa uma trajetória de mais de dois anos”, afirmou a reitora da UnB, Rozana Naves, ao agradecer a presença de todos e o apoio na mobilização pela criação do Instituto Nacional do Cerrado. Rozana declarou que espera que o comitê consiga “transcender as instituições e transcender também o movimento em defesa do cerrado, tanto no âmbito nacional quanto internacional”.
A diretora da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB e representante da Rede Biota Cerrado Dione Oliveira Moura realizou a leitura oficial da carta compromisso elaborada por reitores e reitoras das instituições de educação superior para criação do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado, mencionando dados do território do “berço das águas” e as metas do Instituto relacionadas à pesquisa, proteção e contribuição com o bioma.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, citou os passos do movimento liderado pela UFG de 2023 até o momento, agradeceu e parabenizou os envolvidos. “Articulamos todas as instituições possíveis de articulação e achamos que, agora, com a instalação deste comitê, é uma voz ativa para ecoar o grito do cerrado, o pedido de socorro do cerrado, para os gestores brasileiros”, concluiu Angelita.

País, em especial, daquelas vinculadas ao bioma cerrado
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias