luciana santos17.7

"Vocês estão sendo vanguarda", diz ministra Luciana Santos sobre a UFG

Actualizado en 18/07/25 08:27 .

Titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação fez questão de se reunir com a gestão superior e saber mais informações sobre o Ceia

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Ana Paula Vieira e Letícia Michalczyk

Em visita à Reitoria da UFG nesta quinta-feira (17/7), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que fez questão de conversar com os representantes da Universidade e conhecer o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) porque a Instituição está "sendo vanguarda" na área. Ela e sua comitiva foram recebidas pela reitora Angelita Pereira de Lima e pelo vice-reitor Jesiel Carvalho.

O primeiro curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA) do Brasil e da América Latina foi criado na UFG em 2019. O coordenador do curso, Anderson Soares, apresentou a história do Ceia e do curso de IA. Ele lembrou que em 2025 foi o curso de maior nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da UFG. "Hoje, estimamos que 152 milhões de brasileiros usam algum produto que a gente ajudou a criar", disse Soares. O diretor do Instituto de Informática, Sérgio Teixeira, também participou da reunião e reforçou o pioneirismo da área de Informática da UFG .

luciana santos-reitoria
Ministra Luciana Santos conversa com gestores da UFG sobre Inteligência Artificial

 

Jesiel Carvalho ressaltou que o Ceia tem iniciativas para diversos públicos, desde as crianças até incentivos aos estudantes de graduação. Segundo o gestor, em 2024, a UFG teve R$ 148 milhões em contratos de Pesquisa e Desenvolvimento, dos quais R$ 71 milhões, no Ceia. Por outro lado, ele reforçou que o avanço dos trabalhos depende de bases computacionais de alto desempenho descentralizadas e colocou a UFG à disposição para receber infraestrutura nesse sentido.

Angelita agradeceu a atenção da ministra Luciana Santos e a convidou para uma visita mais focada na estrutura e laboratórios da área de informática e inteligência artificial da UFG.

Luciana Santos agradeceu a acolhida e afirmou: “Podem contar sempre com a gente. O que queremos é ter capacidade de ter domínio tecnológico o mais avançado que podemos ter, nessa corrida tecnológica em que nós não podemos ficar para trás”.

luciana santos17.7
Comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em visita à Reitoria da UFG

 

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias