UFG e Embaixada da China celebram êxito da cooperação acadêmica e cultural

UFG e Embaixada da China celebram êxito da cooperação acadêmica e cultural

Updated at 06/26/25 17:29 .

Encontro celebrou a longa e bem-sucedida trajetória de cooperação entre a Universidade e instituições chinesas

UFG e Embaixada da China celebram êxito da cooperação acadêmica e cultural
Texto e foto: Ysabella Portela

A UFG recebeu, nesta quinta-feira (26/6), a visita do Ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, acompanhado do Segundo Secretário, Zhang Delong. O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, celebrou a longa e bem-sucedida trajetória de cooperação entre a Universidade e instituições chinesas.

A visita foi precedida por uma palestra do diplomata na sede da Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, organizada pela Secretaria de Relações Internacionais da UFG, ocasião em que foi destacado os pilares do desenvolvimento chinês e sua ênfase no bem-estar das pessoas e o potencial da parceria Brasil-China diante dos desafios e oportunidades do século XXI.

Durante o encontro, o embaixador expressou entusiasmo por estar pela primeira vez em Goiânia e destacou: “É uma alegria visitar este belo campus. Sempre que puder ser útil à cooperação na área da educação, estarei à disposição para colaborar e contribuir com a divulgação do meu país”, disse Chen.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ressaltou a relevância e os resultados concretos da parceria entre a Universidade e a China. “Temos um êxito relevante de aproximação e colaboração, especialmente em áreas como formação de enfermeiros, agricultura e, claro, o Instituto Confúcio, que cumpre um papel fundamental nesse intercâmbio cultural e educacional”, afirmou.

Na reunião, os presentes apresentaram exemplos concretos da colaboração entre a Universidade e instituições chinesas, que abrangem desde a promoção da Medicina Tradicional Chinesa em espaços acadêmicos e comunitários até o desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas à agricultura familiar. As discussões também evidenciaram a relevância de compreender a história, a cultura e a estrutura política da China como base para uma cooperação respeitosa e duradoura. 

Estiveram presentes a presidente da Adufg, Geovana Reis; o presidente do Instituto Inova e Desenvolve Brasil, Fábio Tokaski; a secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Faria; a diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Flávia de Oliveira; o professor da Escola de Engenharia Mecânica, Sigeo Kitatani; os diretores do Instituto Confúcio na UFG, Francisco Figueiredo (brasileiro) e Lyu Junchao (chinês); a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Nathália Aredes e a coordenadora clínica do Instituto Confúcio, Michele Oliveira.

Source: Reitoria Digital

Categories: Notícias