MCTI20.6

Secretário do MCTI fala sobre investimentos em inteligência artificial e laboratórios

Actualizado en 23/06/25 11:50 .

Luis Fernandes visitou a UFG na última sexta-feira (20/6) e conheceu o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia)

Texto: Ana Paula Vieira e Pablo Lisboa

Fotos: Pablo Lisboa

Na sexta-feira (20/6), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e o vice-reitor Jesiel Carvalho receberam o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, no Gabinete da Reitoria. Ele veio conhecer o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia) e também visitou o Parque Tecnológico Samambaia (PTS). Fernandes coordenou a elaboração do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (Pbia) e afirmou que a experiência do Ceia sempre foi uma referência de sucesso nos estudos do Plano.

Durante a reunião, o secretário falou sobre iniciativas em curso no MCTI, incluindo uma linha de financiamento via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para computação de alto desempenho e soluções de fornecimento de energia renovável e também refrigeração para diminuição dos custos de consumo de energia do processamento. “Certamente, a Universidade Federal de Goiás tem todas as condições de ser beneficiária desse investimento no âmbito desse novo edital do Proinfra”, analisou. Sobre esse assunto, a reitora da UFG salientou: “Nós temos enfatizado a necessidade da descentralização da infraestrutura subsidiada pelo governo federal para pensar em um desenvolvimento regional em relação ao país”.

Ainda sobre IA e computação de alto desempenho, o representante do MCTI afirmou que um dos objetivos centrais do PBIA é “nacionalizar uma infraestrutura de processamento de alto desempenho no País". Conforme o secretário, “parte desse esforço também envolve a criação e investimento em centros nacionais e processamento de alto desempenho em regiões que ainda não têm”. Luis Fernandes avaliou que a capacidade instalada na UFG pode fazer da instituição uma base para a construção de um Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) na região Centro-Oeste.

MCTI20.6
Secretário do MCTI se reuniu com representantes da gestão superior e do Centro de Excelência
em Inteligência Artificial da UFG

 

Fake news
O tema das fake news foi outro assunto abordado na reunião na UFG. De acordo com Fernandes, a discussão sobre essa temática também foi incluída na elaboração do Pbia. “Fake news é, talvez, o que se torna mais grave do ponto de vista dos seus impactos sociais e políticos, mas há também vieses embutidos nos próprios modelos de linguagem, porque na medida que eles treinam modelos em bases de dados onde predomina o inglês, vieses dessas bases de dados são embutidos nos próprios modelos e nos aplicativos.

Em relação a esse debate, o secretário ressaltou que uma parte do Plano envolve a integração de uma infraestrutura nacional de dados, para que seja possível treinar modelos de linguagem em português e desenvolver aplicativos a partir de modelos de linguagem ancorados em bases de dados que traduzem a realidade brasileira e a sua diversidade.

Laboratórios
Em entrevista ao Boa Semana UFG desta segunda-feira (23/6), a reitora Angelita Pereira de Lima comentou a visita do secretário do MCTI e disse que a visita foi muito exitosa e importante. “É algo pouco comum, em uma agenda de secretário, dois turnos de um dia na instituição para conhecer a UFG. Foi um dia muito importante e um demarcador na história da relação da Universidade com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Angelita ainda comentou a perspectiva de novos editais do governo federal para investimentos em laboratórios. Segundo ela, alguns Ministérios vão abrir linhas de financiamento para apoiar as universidades brasileiras e o representante do MCTI afirmou na UFG que ainda neste ano haverá um edital voltado para infraestrutura de laboratórios. “Defendemos a ideia de que sejam os laboratórios de graduação. A UFG fez um levantamento, identificamos 324 laboratórios de ensino de graduação, apresentamos para ele a metodologia, quais são os valores e ele pediu pra levar o nosso levantamento para embasar o desenho e a justificativa do edital que vai ser publicado pelo MCTI”, pontuou a reitora.

Estiveram presentes na reunião o político Aldo Arantes, o assessor para Projetos Especiais da Reitoria, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, o diretor do Parque Tecnológico PTS, Luizmar Adriano Jr., os professores do Ceia Arlindo Galvão, Anderson Soares, Telma Soares e Taciana Novo Kudo.

MCTI20.06-2
Secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, e reitora da
UFG, Angelita Pereira de Lima, durante reunião no Gabinete da Reitoria

 

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias