Ricardo-CO

Ricardo Barbosa de Lima assume direção do Instituto de Inovação em Gestão

Actualizado en 24/04/25 14:02 .

Unidade acadêmica localizada no Câmpus Cidade Ocidental da UFG oferece seis cursos, que estão com inscrições abertas até 29/4

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Ana Paula Vieira e Salvio Farias

O professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) Ricardo Barbosa de Lima assume a direção do Instituto de Inovação em Gestão, unidade acadêmica localizada no Câmpus Cidade Ocidental da UFG. A portaria de nomeação assinada pela reitora Angelita Pereira de Lima foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (23/4).

Ricardo já integrava a Comissão de Implantação do novo Câmpus, presidida pelo ex-reitor da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral e que continua atuando de forma conjunta com a direção recém indicada. O novo Câmpus da UFG está com inscrições abertas até o dia 29/4 para o primeiro processo seletivo e as aulas terão início no segundo semestre de 2025.

A partir da nomeação da diretoria, o Instituto passa a figurar oficialmente no organograma da Universidade e conta com uma estrutura administrativa fixa e uma pessoa dedicada integralmente à gestão da unidade.

Ricardo-CO
Professor da Faculdade de Ciências Sociais, Ricardo já integrava comissão de implantação da nova unidade da UFG

 

Início
A UFG foi a única universidade do Centro-Oeste contemplada com um novo Câmpus no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades Federais, anunciado pelo governo federal em junho de 2024. Os cursos começarão em um local provisório cedido pela Prefeitura de Cidade Ocidental e a licitação para a obra da sede definitiva da UFG no município está em andamento, com previsão de início em agosto de 2025 e estimativa de um ano até a conclusão.

Segundo Ricardo, desde o início, a UFG tem imprimido um bom ritmo à execução das demandas necessárias para efetivar o novo câmpus e um dos desafios da direção é manter esse bom andamento. Para o gestor, um dos diferenciais da nova unidade é a participação da população local, o que ajuda no trabalho de implantação: “Sem o envolvimento da municipalidade, não começaríamos no semestre que vem. Então, esse, em primeiro lugar, é um bom indicador”.

Por meio da parceria estabelecida com a gestão municipal, o Câmpus contará, inicialmente, com cinco funcionários cedidos para a UFG. Ricardo explica que a realização dos concursos deve começar pela seleção de 13 docentes, ainda no primeiro semestre deste ano e, na sequência, o preenchimento das vagas de técnicos-administrativos em educação.

EP_CO
Espaço das Profissões Itinerante em Cidade Ocidental divulgou cursos da UFG para a população local

 

Cursos
O Câmpus de Cidade Ocidental da UFG oferta seis cursos: Administração Pública; Engenharia de Software; Ciências da Segurança; Gestão de Saúde Digital; Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública; e Engenharia da Segurança Cibernética. O novo diretor explica que eles têm uma proposta inovadora, que inclui um primeiro ano comum a todos eles. “Essa nova estrutura é bastante interdisciplinar, com os eixos na tecnologia e na gestão de políticas públicas, e o desenho dos cursos nasce com uma característica bastante sinérgica”, avaliou Ricardo.

Os professores envolvidos nas comissões específicas de cada curso apresentaram propostas dos projetos pedagógicos de cursos em reunião com a gestão superior no dia 16/4. Do ponto de vista pedagógico, as graduações do Câmpus Cidade Ocidental, segundo Ricardo, também terão uma proposta diferente no sentido de promover o trabalho conjunto, incentivando os estudantes a desenvolverem soluções para problemas da realidade local. “São cursos que nascem com uma perspectiva interdisciplinar e de integração bastante forte a partir da concepção baseada nos dois eixos fundadores que estão no nome do Instituto: a questão da gestão e da inovação, da tecnologia”, enfatizou o gestor.

Ricardo ressalta que os estudantes do Câmpus Cidade Ocidental já vão visualizar o seu curso desde o primeiro ano, pois trabalharão em projetos com o objetivo de propor soluções para os problemas do município. “A gente acredita que esse primeiro ano não só vai ser muito forte formativamente, mas também vai atuar naquele desafio de a gente não perder o aluno, de forma que ele já se veja atuando na sua área logo no início”, analisou o professor.

reunião-cursosCO
Professores apresentaram propostas dos projetos de cursos para a Gestão Superior da UFG

 

Perspectivas
O novo gestor do Câmpus Cidade Ocidental também explicou que todos os concursos docentes serão para doutores, no regime de dedicação exclusiva. Conforme Ricardo, isso permitirá o início de cursos de pós-graduação lato sensu também e a Escola de Pós já está envolvida na concepção do Câmpus desde o início.

A perspectiva da pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) também está no radar do novo Câmpus da UFG. Para Ricardo, tudo isso é possível devido a um planejamento integrado “raramente visto na implementação de um câmpus novo”.

Acesse o edital do processo seletivo em: institutoverbena.ufg.br.

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias