
UFG e Fieg assinam convênio para projetos de pesquisa e inovação
Ação inclui a oferta de vagas em cursos de mestrado e doutorado para os trabalhadores do Sistema Sesi/Senai
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Fieg
A UFG e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) formalizaram parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo a oferta de vagas em cursos de mestrado e doutorado para os trabalhadores do Sistema Sesi/Senai. O convênio foi assinado na última quarta-feira (2/4), em reunião na Casa da Indústria com a participação da reitora Angelita Pereira de Lima e do presidente da Fieg André Rocha.
Pelo acordo, serão oferecidas até 26 vagas em quatro Programas de Pós-Graduação da UFG: Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Produção e Ensino da Educação Básica, sendo cinco em nível de mestrado em cada um dos cursos e três para doutorado nos dois primeiros Programas. O edital de seleção será publicado em abril e os cursos terão início no segundo semestre de 2025.

O objetivo das pesquisas a serem desenvolvidas é focar na solução de problemas e desafios do Sistema Sesi/Senai. “Isso é muito virtuoso porque é uma aproximação da universidade com o setor empresarial, nesse caso, com a indústria brasileira, o que é de extrema importância”, disse a reitora Angelita durante o programa Boa Semana UFG desta segunda-feira (7/4).
Angelita destacou ainda a expectativa com essa primeira parceria: “Esperamos que o resultado desse trabalho seja exitoso e gere continuidade, porque há uma necessidade urgente dessa aproximação da indústria com as universidades no sentido também de fortalecer as pesquisas”. De acordo com a gestora, há uma necessidade de romper barreiras entre quem pesquisa e forma os pesquisadores e quem faz, na ponta, a inovação e vai escalar o conhecimento produzido na universidade.
A solenidade de assinatura da parceria também teve a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da UFG, Wilson Flores, e do professor Rolando Vargas Vallejos.

Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias