reunião caixa

Reitoria da UFG se reúne com superintendência da Caixa Econômica Federal

Atualizada em 21/03/25 12:06.

Reunião institucional teve como objetivo discutir sobre Inteligência Artificial e possíveis parcerias

reunião caixa

Foto: Reitoria se reúne com superintendência da Caixa Econômica Federal. - Anna Paulla Soares/Reitoria Digital

Texto: João Pedro Santos

Na manhã desta sexta-feira (21/3), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, se reuniu com a superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), no prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. Estavam presentes o superintendente de rede da CEF, Marciano de Freitas Matos; o gerente geral das agências da Caixa na UFG, Renato Lago; e o assessor do Gabinete da Reitoria, Tasso Leite. A reunião teve caráter de visita institucional, para discutir ferramentas de Inteligência Artificial (IA), o pioneirismo da UFG nesse campo e possíveis parcerias.

No quesito educacional, Marciano parabenizou a UFG pelo destaque mundial com o curso de IA, a implementação de graduações ligadas à tecnologia no Câmpus Cidade Ocidental e a manutenção de Administração Pública na grade do novo espaço acadêmico. "Manter Administração é importante para a formação das futuras lideranças e pessoas interessadas em política", afirmou. A reitora, em concordância, ressaltou o pioneirismo da UFG em dois outros cursos. "Somos a primeira universidade do país a ter graduação em Segurança Cibernética", disse. Por sua vez, o assessor da Reitoria, Tasso, destacou a importância da Semana das Profissões no auxílio da escolha do curso superior. "Creio que será de grande ajuda para atrair potenciais alunos para estes novos horizontes", argumentou.

Além disso, Angelita mencionou o Projeto Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (IAPP), realizado no Centro de Colaboração Interinstitucional de IA Aplicada às Políticas Públicas (Ciap), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Estamos desenvolvendo um programa para fazer uma filtragem científica de políticas públicas, para otimizar e padronizar a busca por elas", disse.

Por fim, os presentes discutiram possíveis parcerias entre a UFG e a Caixa. Angelita propôs uma parceria com a Rádio UFG, onde a Caixa poderia disponibilizar seus programas sociais através de propagandas. Marciano propôs uma reunião entre a reitora e o presidente da empresa, Carlos Antônio Vieira, para apresentar os vários projetos da universidade. Renato, gerente geral das agências da UFG, sugeriu a participação do professor Celso Camilo, do Instituto de Física (INF/UFG) em uma futura palestra entre os gerentes gerais da empresa. "A IA não vai substituir o homem, mas se não nos adequarmos, ela vai tirar vantagem de nós", afirmou.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias