
Reitoria participa de visita técnica da Petrobras à UFG
Comitiva visitou as obras do Centro de Excelência em Estudos Moleculares de Energia e Petróleo
Foto: Reitoria participa de visita técnica da Petrobras à UFG - Funape/UFG
Texto: João Pedro Santos
Nesta terça-feira (19/3), o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, esteve na Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) para participar da visita técnica da Petrobras ao Centro de Excelência em Estudos Moleculares de Energia e Petróleo (Cemep). No evento, o coordenador do projeto, Boniek Gontijo, apresentou os resultados alcançados pelas pesquisas, assim como as perspectivas para o novo laboratório, que fica no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), no Câmpus Samambaia.
De acordo com o professor Boniek, "o objetivo da visita da comitiva da Petrobras ao Cemep foi conhecer as novas instalações em construção, prospectar novas parcerias estratégicas e aprofundar o relacionamento institucional". Ela também teve como propósito promover uma discussão técnico-científica sobre os resultados de projetos realizados em cooperação com a Gerência de Geoquímica e Tecnologia de Fluidos da Petrobras, além de permitir à comitiva conhecer a estrutura da UFG e o papel da Funape no apoio à execução de projetos de pesquisa e inovação.
O vice-reitor Jesiel Carvalho destacou a parceria entre a UFG e a Petrobras. "Não temos petróleo, não temos mar, mas temos pessoas muito capazes, engajadas e inteligentes", disse, destacando a envergadura do projeto do Cemep e a sua importância nos níveis tecnológico e acadêmico.
O gerente de Geoquímica da Petrobras, Ygor Rocha, revelou a justificativa da escolha da capital goiana para a execução do projeto. "O professor Boniek, junto com a professora Andréa [Rodrigues Chaves], dia após dia, mostram para nós que a pesquisa de ponta pode ser feita aqui na UFG", disse. Ygor também destaca o pioneirismo da Universidade em assumir uma pesquisa em nível mundial. "São poucas as instituições que conseguem realizar algo do tipo", ressaltou.
A diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, reforçou os 43 anos de existência da Fundação, tendo uma história marcada por avaliações externas de desempenho positivas da gestão.
O Cemep foi idealizado em 2022, como proposta de ampliação do Laboratório de Cromatografia e Espectometria de Massas (LaCEM), pertencente ao Instituto de Química (IQ) da UFG. O prédio terá 700 m2, e a intenção com a sua construção é a ampliação da atuação do LaCEM, especialmente na área de "química do petróleo". Além disso, os novos investimentos, não só com a estrutura física, mas também com os R$23 milhões previstos para equipamentos, irão colaborar para alavancar as pesquisas e a produtividade na área, auxiliando ainda para a formação de recursos humanos e a prestação de serviços.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias