
UFG recebe ministra das Mulheres e apresenta pesquisa
Aparecida Gonçalves foi recepcionada pela reitora Angelita Pereira de Lima, por pró-reitoras e secretárias da Universidade
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Evelyn Parreira
A UFG recebeu nesta sexta-feira (28/2) a visita da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves. Ela foi recepcionada no Gabinete da Reitoria pela reitora Angelita Pereira de Lima, pelas pró-reitoras e secretárias da Instituição, além de parlamentares e representantes da comunidade acadêmica. Durante o encontro, a ministra conheceu alguns resultados da pesquisa “De olho nas urnas”, desenvolvida pela Universidade com o objetivo de acompanhar as candidaturas de mulheres vereadoras, o cumprimento das cotas de gênero e o fomento à participação feminina nos partidos políticos, além de monitorar quais são os principais tipos de violência (físicas, psicológicas e/ou econômicas) que afetam as mulheres na política.
Após dar as boas-vindas à ministra, a reitora passou a palavra para a coordenadora técnica do projeto, Ana Paula Castro. Ela destacou que foram elaboradas cartilhas para que as mulheres se interessem mais por política, por meio de um conteúdo acessível para alcançar todas as mulheres, inclusive as periféricas. "Muitas têm pouco conhecimento a respeito de processos democráticos", disse Ana Paula. Segundo a reitora, que é a coordenadora da iniciativa, o objetivo é que as mulheres cheguem ao poder, tenham condições de permanecer e defendam a pauta da democracia. “Sem as mulheres, certamente a democracia estaria mais ameaçada ainda”, completou Angelita.
Na sequência, representantes da Gestão Superior da UFG falaram sobre iniciativas da Universidade em prol da inclusão e valorização das mulheres. Ações como o programa UFG Inclui, o acolhimento a mulheres, políticas de permanência para mães, projetos de empreendedorismo e programa de saúde indígena foram algumas das pautas levantadas pela diretora de Mulheres e Diversidade da Secretaria de Inclusão da UFG, Maria Meire de Carvalho; pela secretária de Inclusão Luciana Dias, pela pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro e pelas pró-reitoras de Pesquisa e Inovação e de Assistência Estudantil, Helena Carasek e Maísa Miralva.
O deputado estadual Mauro Rubem e a vereadora de Goiânia Kátia Matia enfatizaram a importância da Universidade e defenderam a realização de parcerias para a implementação de políticas públicas por meio da Instituição.
A ministra agradeceu a acolhida da UFG e parabenizou a Universidade pela pesquisa De Olho nas Urnas, afirmando que uma parceria seria bem-vinda e que pode ser discutida entre as equipes do Ministério e da UFG. Sobre a atuação das mulheres na política, ela defendeu a pauta da paridade de cadeiras. “Não dá mais para discutir cotas. Com essa pesquisa, vocês podem nos ajudar a pensar nesse debate. Precisamos traçar estratégias que dêem conta desses elementos da participação política das mulheres”, frisou Aparecida Gonçalves.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias