reunião sit

Reitoria da UFG se reúne com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital

Atualizada em 31/01/25 12:46.

A Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital promove o desenvolvimento de projetos de inclusão digital

 

reunião sit

Da esquerda à direita, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, a reitora Angelita Pereira de Lima e o secretário de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino. - Foto: João Pedro Santos

Texto: João Pedro Santos

Na manhã desta sexta-feira (31/1), a Reitoria da UFG se reuniu com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), no Câmpus Samambaia, em Goiânia. Participaram da reunião a reitora Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor Jesiel Carvalho e o secretário da SIT, Fábio Christino. O encontro tinha como objetivo dialogar sobre as possibilidades de ações entre a instituição e a Prefeitura de Goiânia no campo da inovação e da transformação digital.

A reitora Angelita Pereira de Lima destacou, durante a reunião, o desenvolvimento de aplicativos e programas realizados pela UFG, entre eles o Minha Vaga!, gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da instituição (CETT) e criado para auxiliar a inserção de trabalhadores no mercado e combater o desemprego. Além deste, ela também mencionou parcerias entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Informática (INF) que almejam o bloqueio direto de fontes de fake news. “[Os aplicativos] são coisas disruptoras”, afirmou.

O vice-reitor Jesiel Carvalho evidenciou o trabalho realizado pelo Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade (PTSS), que ajuda na gestão de resíduos sólidos. “É um desafio definir a destinação adequada para estes objetos, porque o cidadão não sabe para onde eles vão e o impacto que terão no meio ambiente”, argumentou. Além disso, o vice-reitor propôs a realização de um workshop com a presença da SIT e de pesquisadores e lideranças nas áreas de tecnologia e informação, para avaliar possíveis contribuições com a UFG.

O secretário Fábio Christino afirmou que as portas da Prefeitura de Goiânia estão abertas para o conhecimento que a universidade tem a compartilhar, podendo criar uma parceria para realizar ações como uma frente única. “É preciso mudar o foco da SIT de política para técnica, e com isso, integrar a UFG, referência em IA e transformação digital, para favorecer à população como um todo”, disse. Em sincronia com a reitora e o vice-reitor, o secretário propôs um primeiro projeto: uma ferramenta colaborativa entre a Secretaria e a instituição sobre a gestão de resíduos sólidos, a começar com o plástico e o vidro. “Será muito importante para a Prefeitura”, ressaltou.

SIT

A SIT tem entre suas competências o fomento, a qualificação e o aperfeiçoamento de técnicos e cientistas em colaboração com universidades e instituições de pesquisa, e o desenvolvimento em ciência e tecnologia; e a promoção de ações para a produção, a difusão, a apropriação e a aplicação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação.

“Projetos muito importantes e estratégicos são desenvolvidos dentro da Universidade Federal de Goiás, seja no campo da inteligência artificial ou em todas as áreas da transformação digital”, destacou a reitora Angelita Pereira de Lima no Boa Semana UFG desta segunda (27/1), ressaltando a relevância do diálogo entre a UFG e a SIT para definir o que caberá daqui para frente nesta área de inovação, tema que ela considera de extrema importância para a instituição.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias