UFG segue como líder no YouTube entre canais oficiais de universidades públicas federais
Canal já conta com mais de 51 mil inscritos e 3,6 mil vídeos
Canal no YouTube da UFG já acumula mais de 51 mil inscritos - Produção: João Pedro Santos
Texto: João Pedro Santos
O canal UFG Oficial no YouTube segue como líder entre as universidades públicas federais, com 51.6 mil inscritos. Esta marca mostra um aumento de 14,6% em comparação com 2023, quando atingiu a marca de 45 mil inscritos. O canal atualmente conta com 3,6 mil vídeos, divulgando lives, seminários, eventos e projetos da instituição em diversas áreas do conhecimento.
Administrado pela Reitoria Digital desde a pandemia de covid-19, o canal mostrou um grande fortalecimento ao longo de sua existência, graças à uma estratégia de gestão que potencializou um aumento na produção de conteúdos e transmissões nos últimos 4 anos. A colaboração entre a Reitoria Digital e a Secretaria de Comunicação da UFG ainda mostra um crescimento constante na quantidade de vídeos atualmente na plataforma, resultando em um acréscimo de 24% em comparação com 2023.
A metodologia para a coleta de dados consiste em registrar, a cada trimestre, os números de seguidores dos 40 canais mais bem posicionados na plataforma. Vale a pena destacar que a comparação é feita com os canais oficiais das universidades públicas federais, e não com os canais de televisão atrelados à elas. No caso da TV UFG, temos uma marca de 47.1 mil inscritos, estando entre os 10 maiores canais do YouTube com mais seguidores relacionados às emissoras de TV das universidades.
Gerente de lives, Marília Sabino, conduzindo treinamento para o canal do YouTube da UFG - Foto: Pablo Fabião Lisboa
Para solicitar uma live no canal oficial da UFG no YouTube, é preciso que os professores e técnicos administrativos enviem um e-mail para a Reitoria Digital (reitoriadigital@ufg.br); elaborem um projeto de extensão detalhado em até 3 dias antes do evento; preencham dois formulários até o dia anterior ao evento; e providenciem 4 artes que encaixem no formato do YouTube. Para mais detalhes, o passo a passo está disponível neste link.
O coordenador da Reitoria Digital da UFG, Pablo Fabião Lisboa, ressalta a importância da colaboração dos servidores da instituição para o crescimento do canal. "Manter a primeira colocação no YouTube é motivo de orgulho para todos nós da UFG. Essa vitória é fruto do trabalho da Reitoria Digital, mas principalmente dos servidores da nossa instituição que realizam as lives e divulgam os conteúdos da UFG para que os usuários da internet possam acessá-los de maneira fácil através de uma extensão tipicamente digital", afirma.
A gerente de lives do canal, Marília Sabino, destaca a relevância das transmissões para a democratização do acesso ao conhecimento científico. "Promovemos sempre a capacitação para que a própria comunidade acadêmica possa produzir lives de qualidade para o canal da Universidade. Transformamos essas lives em conteúdo científico e assim contribuímos para o crescimento do canal, agora o maior entre as universidades públicas do Brasil. Isso permite que a UFG alcance um público amplo e diversificado, reforçando nosso compromisso com a divulgação científica e a disseminação do conhecimento", diz.
Boa Semana UFG
Um dos conteúdos mais presentes no canal UFG Oficial no YouTube é o Boa Semana UFG, transmitido simultaneamente com a Rádio Universitária 870 AM às segundas-feiras. O programa, apresentado por jornalistas da instituição, divulga publicamente a agenda da reitoria da UFG e conta com a presença de convidados, que revisam a semana anterior e projetam a programação institucional da semana vigente. Este ano, o programa irá transmitir sua 200a edição. Os convidados, além da reitora Angelita Pereira de Lima, consistem em pró-reitores, secretários, coordenadores e docentes da universidade.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, durante o Boa Semana UFG de 02/12/2024 - UFG Oficial/YouTube
UFG Memória - Relatos
Outro projeto da Reitoria Digital para o canal UFG Oficial no YouTube é a série documental "UFG Memória - Relatos", sendo composta de entrevistas e depoimentos de pessoas que marcaram a história da instituição, como docentes, reitores e diretores. A série já se encontra em sua segunda temporada, composta por 24 entrevistados. Ao todo, ela possui 43 episódios publicados, que acumulam mais de 3.800 visualizações em suas duas edições.
Vídeos campeões de acesso
Atualmente, o canal UFG Oficial no YouTube conta com uma variedade de conteúdos, desde programas transmitidos pela Rádio Universitária, como o Boa Semana UFG, até congressos, simpósios e lives sobre diversas áreas de conhecimento, como música, pesquisa e inovação, e educação. Por exemplo, a live "O Piano e Suas Perspectivas", realizada em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), já tem 143 edições publicadas. A seguir, está uma lista dos 5 vídeos com o maior número de visualizações.
1) ICB - BIOMEDICINA - PERÍCIA - 74 mil visualizações
2) IQ - Separação por Coluna de Destilação - 40 mil visualizações
3) Passeio pelo Hospital das Clínicas - UFG - 21 mil visualizações
4) ICB - TIPAGEM SANGUÍNEA - 20 mil visualizações
5) Tutorial - Como acessar o Eduroam - 7,9 mil visualizações
A seguir, pode ser visualizado um ranking dos 10 canais de YouTube de universidades públicas federais com maior número de inscritos. Vale a pena notar que algumas instituições mudaram de posição, se comparado com o ranking feito em 2023. Veja a matéria completa, com o ranking anterior, neste link.
Ranking dos 10 maiores canais no YouTube de universidades públicas federais (jan/25). Produção: João Pedro Santos
Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias