Lançada primeira etapa do Plano Diretor da UFG 2025 - 2035
Evento integrou a programação comemorativa dos 64 anos da Universidade
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Ana Paula Vieira, Lara Fabian e Luísa Medeiros
Integrando a programação do aniversário de 64 anos da Universidade, o lançamento da primeira etapa do Plano Diretor da UFG 2025-2035 ocorreu nesta quinta-feira (12/12), no auditório do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), com a presença da reitora Angelita Pereira de Lima, do vice-reitor Jesiel Carvalho, de membros da Gestão Superior e de diretores de Unidades Acadêmicas.
O Plano Diretor, que abrange os câmpus Colemar Natal e Silva, Samambaia, Goiás e Aparecida de Goiânia, é um instrumento de planejamento que tem como objetivo principal orientar o desenvolvimento e ordenamento territorial para que gerem impactos positivos na qualidade de vida dos usuários. Nessa primeira etapa, foi entregue um levantamento de dados, mapeamento e georreferenciamento dos câmpus, que está disponível em formato de e-book aqui.
Durante a apresentação, a coordenadora do projeto de elaboração do Plano Diretor, Lívia Maria Moreira, explicou que o primeiro volume inclui diversos mapas, sobre vagas de estacionamento, iluminação, arborização, sinalização, entre outros. Segundo ela, a próxima etapa é um diagnóstico técnico e participativo, que envolverá a comunidade acadêmica: “Vamos fazer audiências públicas, conversar com gestores. A gente conta com a participação de vocês”.
Elaboração
O trabalho de elaboração do Plano Diretor da UFG teve início há cerca de um ano e envolveu uma equipe formada por representantes da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da UFG, da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) e contou com a participação de laboratórios como o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig).
O diretor de Projetos da Seinfra, Matheus Aguiar Moller, ressaltou que o último Plano Diretor da UFG data de 1984 e que o trabalho apresentado traz um “retrato da situação atual da Universidade”. Ele também enfatizou que a iniciativa foi realizada coletivamente.
O professor da FAV Anderson Ferreira da Silva fez um histórico de instrumentos anteriores desenvolvidos pela UFG e ressaltou que é importante trabalhar também o entorno da Universidade e envolver as comunidades próximas. Segundo ele, o projeto também aborda questões como mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, prédios históricos e segurança.
Planejamento
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, enfatizou a importância dada pela Gestão Superior ao planejamento, que é uma prioridade. “O trabalho está sendo feito, temos resultados importantes e isso vai nos dar condições de enfrentar problemas crônicos”, disse a gestora. Para ela, a Universidade deixou de ser refém do déficit orçamentário e faz o seu planejamento, “tocando em ações que não são visíveis mas têm repercussão no estratégico”.
De acordo com o vice-reitor Jesiel Carvalho, o projeto de elaboração do Plano Diretor da UFG marca uma mudança de paradigma importante para a Universidade, que já resolve problemas altamente sofisticados para empresas, governos e outras organizações, e passa a usar sua competência não só para formar pessoas e resolver problemas da sociedade, mas também para resolver as próprias questões.
Os gestores também agradeceram a equipe envolvida na elaboração do Plano Diretor da UFG e destacaram o trabalho multidisciplinar realizado.
Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias