
UFG assina protocolo de intenções com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Laboratório de Computação de Alto Desempenho da UFG vai se conectar a grandes centros nacionais de pesquisa por meio do e-Ciência
Texto: Ysabella Portella e Ana Paula Vieira
Fotos: Nathália Alves e Lara Fabian
A UFG assinou, na tarde desta quinta-feira (21/11), um protocolo de intenções com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para integrar, via Rede e-Ciência, o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho à grandes centros nacionais de pesquisa, através de uma rede segura de alto desempenho com políticas e serviços especializados para grandes fluxos de dados científicos. A Rede de e-Ciência é uma linha de ação financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no escopo do Programa Conecta, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executada pela RNP. Durante a cerimônia, Jesiel destacou: “A UFG é uma Universidade com uma sólida tradição de iniciativas colaborativas junto a diversas instituições”.

Mais cedo, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, também recebeu a comitiva da RNP, oportunidade em que conversaram sobre possibilidades de parcerias e tópicos como o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e a importância da formação de pessoas em áreas relacionadas à Inteligência Artificial, computação e afins. Angelita ressaltou o pioneirismo da UFG ao criar o primeiro bacharelado em Inteligência Artificial do País e ao desenhar os cursos a serem oferecidos no novo câmpus da Universidade, em Cidade Ocidental. Nesta nova expansão, estão previstas graduações como segurança cibernética, gestão em saúde digital e inteligência artificial aplicada às políticas públicas.
Nelson Simões elogiou as iniciativas da UFG e afirmou estar “muito feliz em ver os planos convergindo”. A comitiva também contou com a participação de Cristiane Simões, gerente de Relacionamento da RNP; Gorgonio Barreto Araújo, diretor adjunto de Relacionamento Institucional; Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Débora Costa Soares dos Reis, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Source: Reitoria Digital, com informações do RNP
Categories: Notícias