UniRovuma

UFG recebe comitiva da Universidade Rovuma, de Moçambique

Updated at 11/22/24 09:33 .

As Instituições assinaram a renovação do convênio geral internacional, que tem o objetivo de promover relações acadêmicas, culturais e científicas

Texto e fotos: Ana Paula Vieira

A Reitoria da UFG recebeu uma comitiva da Universidade Rovuma (Unirovuma), de Moçambique, nessa quinta-feira (21/11), no Gabinete da Reitoria. O reitor Mário Jorge Brito dos Santos foi recepcionado pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que deu as boas-vindas à delegação do país africano. Na oportunidade, os gestores assinaram a renovação do convênio geral internacional, que tem o objetivo de promover relações acadêmicas, culturais e científicas entre as Instituições.

A reunião foi conduzida pela secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Ribeiro-Rotta, e pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek. Elas falaram sobre a Universidade e possibilidades de parcerias. “Já temos um convênio, mas será uma honra muito grande poder expandir essa parceria”, disse Helena. Mário Jorge falou sobre a Unirovuma e explicou que se trata de uma universidade muito jovem, que fazia parte da Universidade Pedagógica de Maputo e foi desmembrada em 2019. “Queremos ter uma cooperação muito ativa e poder fazer pesquisas conjuntas”, enfatizou o reitor.

Após uma apresentação da universidade africana, Rejane Ribeiro-Rotta encaminhou que os representantes da Unirovuma apresentem demandas mais específicas e áreas prioritárias de atuação, para que novas iniciativas sejam discutidas.

O encontro também teve a presença dos professores da Faculdade de Letras Francisco Quaresma, Patrícia Machado, Flávio Camargo, Elena Preuss e Tânia Rezende; da diretora do Gabinete do reitor da Unirovuma, Genoveva Rente; da diretora do Gabinete de Comunicação e Imagem, Lucília Consolo; do assessor para o Desenvolvimento Acadêmico e Inovação, Adelino Assane; do assessor de Projetos, Cooperação e Desenvolvimento Institucional, Antônio Pereira; do diretor da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias, Pompílio Vintuar; do diretor adjunto de Pesquisa e Extensão, Growene Mugas.

UniRovuma2
UFG e comitiva da UniRovuma discutiram possibilidades de cooperação entre as Instituições

 

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias