
Conpeex 2024 se encerra com gratidão e novas expectativas
Edição teve recorde de inscritos e interações em redes sociais
Texto: Caroline Pires
Fotos: Evelyn Parreira
Uma mesa de sete mulheres foi a responsável por encerrar a 21ª Edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex/UFG). A cerimônia, realiza na última sexta-feira, 8/11, premiou os melhores trabalhos apresentados este ano e foi uma oportunidade para realização de um balanço do evento, que recebeu 11.500 inscrições, 2.777 trabalhos apresentados e teve número recorde no que se refere a interações nas Redes Sociais, alcançando o número de 77 mil. O Conpeex é o maior evento anual da Universidade Federal de Goiás, e uma oportunidade única que a comunidade universitária apresente os resultados de suas pesquisa e abra as portas para interação e trocas de saberes com a sociedade. Confira a Galeria de Fotos.
Em seu discurso, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Adriana Régia Marques de Souza, contou que a comissão organizadora foi desafiada a pensar uma dinâmica para a apresentação de trabalhos e um layout para o evento que fosse ainda mais acolhedor e interativo. Além disso, ela destacou que “o Conpeex é geralmente a primeira oportunidade de nossos estudantes participarem de um um evento científico”, considerou. Ainda segundo a pró reitora adjunta, o trabalho dos avaliadores foi fundamental para que os 2777 mil resumos fossem avaliados e, completou, “aos queridos monitores, só tenho a dizer que vocês são o coração do evento, muito obrigada pelo empenho de cada um".
A gratidão também foi o sentimento da pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, ao apresentar os números da edição deste ano. "As milhares de interações nas redes sociais, a presença de 2 mil estudantes de escolas públicas, os atendimentos no Espaço Saúde, as doações de bolsas de sangue e novos doadores de medula óssea, tudo forma um cenário de gratidão para cada um e cada uma que tornaram isso possível", concluiu. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, considerou que o Conpeex sempre é um momento de celebração na UFG e que não houve nenhuma intercorrência que pudesse desqualificar o evento deste ano. "Cada pôster digital, cada interação nas redes sociais, os detalhes de cuidado com o Conpeex, só evidenciam que um novo e uma nova cientista está nascendo aqui. Apostamos tudo na juventude e nas gerações futuras, que estão se formando nessa interação com a sociedade", afirmou a reitora.
Durante seu discurso, a reitora convidou ao palco o professor Edward Madureira Brasil, atual Assessor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e reitor da UFG por três mandatos, para que pudesse compartilhar algumas palavras com os participantes da cerimônia de encerramento. "Quando assumi a reitoria da UFG pela primeira vez, em 2006, o Conpeex tinha sido realizado apenas duas vezes. Nesse tempo, vimos ele crescer para se tornar esse evento grandioso e crescente", afirmou.
Neste ano, a organização do evento realizou a premiação dos melhores trabalhos no encerramento da programação. Ao todo foram premiados os primeiros lugares por área de conhecimento, nas modalidades da Pró-reitoria de Inovação e Pós-graduação e os três primeiros lugares nas modalidades da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e Graduação. Confira a lista de premiados.
Estudantes e orientadores premiados foram especialmente convidados para comparecerem ao encerramento.
Adriana Régia Marques de Souza reforçou que o Conpeex é geralmente a porta de entrada dos estudantes da UFG ao mundo da pesquisa acadêmica
Mesa da cerimônia de encerramento foi formada só por mulheres
Bateria Mafiosa encerrou as atividades do 21º Conpeex
Fuente: Secom/UFG
Categorías: Notícias Notícias em destaque Reitoria Digital notíciascapas