Reitoria e FCS preparam exposição sobre os 60 anos do curso de Ciências Sociais
Detalhes do formato da iniciativa foram discutidos em reunião no Gabinete da Reitoria
Texto e foto: Ana Paula Vieira
A Reitoria e a direção da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG reuniram-se na manhã desta terça- feira (10/9), no Gabinete da Reitoria, para discutir o formato da exposição comemorativa dos 60 anos do curso de Ciências Sociais, que será realizada entre os dias 12 de novembro e 5 de dezembro de 2024. A reitora Angelita Pereira de Lima, o diretor Luiz Mello e os coordenadores executivos da exposição, Pablo Lisboa e Carlos Augusto Ribeiro Jotta, participaram do encontro.
Angelita Pereira de Lima ressaltou a importância de ações que contribuam para o Centro de Memória da UFG, diante do desafio de preservar as memórias da instituição, evitando perdas de documentos e valorizando as testemunhas da história. Para a reitora, a exposição sobre os 60 anos do curso de Ciências Sociais tem grande potencial para o recolhimento de documentos que se tornam muito importantes por causa da fragmentação do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que foi a base para várias unidades acadêmicas da UFG.
O coordenador da Reitoria Digital da UFG, Pablo Lisboa, explicou que as exposições institucionais têm seguido um modelo com três tipos de conteúdos: fragmentos dos depoimentos para a série UFG Memória Relatos, linha do tempo com a história do curso ou unidade e painéis de fotos e documentos históricos.
O diretor da FCS, Luiz Mello, destacou a história do curso, que começou em março de 1964 e, logo depois, foi marcada pelo golpe militar que deu início à ditadura no Brasil. Segundo ele, nessa época, houve uma rejeição a professores de outras áreas que não as Ciências Sociais, e os próprios estudantes se organizaram para dar aulas no curso. Sobre a exposição, ele completou: “A gente está à disposição para o que for necessário, torcendo muito para que a gente tenha a melhor entrega”.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias