UFG recebe ministro Paulo Teixeira durante lançamento do aplicativo Assistente PNAE
Titular da pasta de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar também se reuniu com gestores da UFG e conheceu projetos em discussão na Universidade na área de agricultura familiar
Texto e fotos: Felipe Fulquim
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, esteve na UFG nessa segunda-feira (1/7) e participou do lançamento do aplicativo Assistente PNAE, ferramenta para auxiliar na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O evento no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas teve na mesa diretiva a reitora Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor Jesiel Carvalho; os deputados federais Rubens Otoni e Adriana Accorsi; o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea; a secretária nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian Rahal; o ex-reitor da UFG Edward Madureira; o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Gilvan Rodrigues; e um dos coordenadores do projeto, Maico Roris Severino.
“Esse aplicativo vai otimizar a comercialização de alimentos cultivados pelos agricultores familiares ampliando possibilidades de geração de renda para essas famílias. Vamos iniciar neste momento com 400 escolas em sete cidades que levarão alimentos para mais de 160 mil estudantes”, evidenciou Maico.
A reitora enalteceu a iniciativa e anunciou uma novidade futura: “A UFG se compromete em fomentar e fortalecer o sistema de cooperativas da agricultura familiar criando uma incubadora dentro da nossa Agência de Inovação que junto com esse serão referências para comercialização de alimentos”.
Paulo Teixeira elogiou as funcionalidades do Assistente PNAE: “O PNAE tem orçamento de R$ 5 bilhões que não chegam às famílias produtoras rurais. Esse aplicativo pode mudar essa realidade, dando transparência, e vai ajudar as prefeituras a comprarem esses produtos”.
Além do lançamento, o ministro também participou de reuniões com gestores da UFG na PRPI em que foram apresentados quatro projetos em discussão na Universidade na área da agricultura familiar.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias