Pint_of_Science_2024

Reitoria da UFG participa da programação do Pint of Science

Updated at 05/15/24 08:36 .

Palestras com pesquisadores da Universidade foram realizadas no Rock Uai Bar e Pub, no Setor Nova Suíça, e no Public 36 Rock Bar, no Setor Marista

Texto e Foto: Felipe Fulquim

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e o vice-reitor, Jesiel Carvalho, participaram na noite desta segunda-feira (13/5), das palestras do primeiro dia do Pint of Science 2024, evento que tem o propósito de difundir o conhecimento científico de forma simples, dialogada e prazerosa no ambiente do botequim. A Reitoria da Universidade esteve presente nas palestras realizadas no Rock Uai Bar e Pub, no Setor Nova Suíça, e no Public 36 Rock Bar, no Setor Marista.

O projeto, que é internacional e ocorre simultaneamente em diversos países do mundo, tem o apoio da UFG sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom UFG).

Angelita Pereira de Lima evidenciou a importância de se promover a divulgação da produção acadêmica para além dos muros da universidade. “Esse evento leva a academia e a ciência para fora da sala de aula tradicional. Aqui se torna um grande laboratório, um lugar onde as pessoas se encontram dispostas ao aprendizado de uma maneira diferente.”

Primeira palestrante da noite no Public 36 Rock Bar, a professora da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, apresentou sua pesquisa de anos sobre o gado Curraleiro-Pé-Duro, animal genuinamente brasileiro com aptidão para ser usado para tração de cargas e pessoas, bem como para produção de leite e de carne. “Não são as pesquisas, em si, os nossos desafios enquanto pesquisadores. Os desafios referem-se a como fazer chegar os resultados e benefícios destes estudos para a sociedade. Eventos como esse permitem que isso aconteça em um ambiente agradável e descontraído.”

Também em diálogo com uma plateia formada por populares, professores e estudantes de cursos de graduação e da pós-graduação da UFG, no Public 36, a professora da Faculdade de Nutrição, Cristiane Cominetti, esclareceu dúvidas relacionadas ao consumo de whey protein e ressaltou a importância de se falar com diferentes públicos. “Transmitir conhecimento das nossas pesquisas para pessoas que não têm conhecimento aprofundado sobre determinados temas ou desmistificar as coisas é o nosso papel. E eventos como este nos permitem reverter tantas notícias e informações equivocadas que circulam pela internet.”

O mestrando em Biologia Molecular do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, Gabriel Almeida, manifestou suas impressões sobre a palestra sobre o boi Curraleiro-Pé-Duro e a dinâmica do Pint of Science. “Descobri nesta palestra que essa é uma raça nacional que tem múltiplas finalidades e que é uma carne que deve ser valorizada por nós. Este evento nos permite aprofundar o debate sobre questões relevantes em um ambiente diferenciado.”

Para o biólogo Allefe Victor de Freitas, a proposta do evento fora da Universidade é um modelo atrativo para alcançar públicos diferentes em um local acolhedor. “Foi minha primeira vez em um evento como esse, dentro de um bar, espaço que não tem o rigor do ambiente acadêmico, mas com assuntos relevantes. Sou frequentador de academia e faço consumo de whey protein. A palestra me agregou novos conhecimentos sobre esse produto e certamente apresentou um universo de possibilidades nutricionais para todos os presentes durante a fala da professora.”

Ainda na noite de ontem (13/5) a reitora e o vice-reitor da UFG estiveram presentes também na palestra com tema 'Inteligência Artificial: o segredo por trás das trends' ministrada pelo professor Ricardo Limongi França Coelho da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG. A apresentação do professor da FACE aconteceu no Rock Uai Bar e Pub, no setor Nova Suíça.

A programação do Pint of Science continua nesta terça (14) e quarta (15) nos mesmos bares citados com outros palestrantes sempre a partir das 19 horas.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Noticia Notícias