Resolução Animais Soltos

Aprovada Resolução que dispõe sobre a permanência de cães e gatos que apresentam riscos à saúde na UFG

Atualizada em 29/04/24 09:39.

Medidas visam garantir tratamento ético tanto para os animais quanto para a comunidade universitária

Texto: Nathália Alves 

Fotos: Marília Sabino

 

Foi aprovada nesta sexta-feira (26/4), durante reunião do Conselho Universitário da UFG, a Resolução que dispõe sobre os animais - cães e gatos - que ficam soltos nas áreas da Universidade. O documento em questão visa promover melhores condições de segurança tanto para a comunidade universitária quanto para os animais.


Durante a exposição dos fatos que levaram à necessidade de elaboração de uma proposta sobre o tema, foi afirmado que isso se deve principalmente ao aumento da população de cães e gatos abandonados nos campi da UFG. Além disso, outras questões como acidentes como por mordidas de cães por exemplo, também foram levantadas como motivadores da Resolução.


A pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro, que coordena a Comissão que fez a Resolução, frisou durante sua apresentação que providências só serão tomadas em relação a animais que apresentarem histórico de agressividade ou que enfermidades que possam colocar em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. Heliny ressaltou ainda que tudo deve ser feito de modo a prezar pela ética para com os cães e gatos.


As próximas ações a serem tomadas serão a de articulação com o Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente; Articulação de ações com o Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG; promoção de campanhas de conscientização e orientação; contratação de profissionais especializados em animais; oferecimento de castração e microchipagem de cães e gatos e ações de tutoria responsável, entre outras.

 

Resolução Animais Soltos

Categorias: Notícias Notícias de capa