Goianas na Ciência

Reitoria participa do lançamento de editais do Programa Goianas na Ciência e Inovação

Atualizada em 26/03/24 10:22.

Programa tem como foco incentivar meninas e mulheres nas áreas de ciência e tecnologia

Texto e fotos: Felipe Fulquim

Goianas na Ciência

A Reitoria da UFG compareceu, na tarde da segunda-feira (25/3), ao lançamento de dois novos editais do Programa Goianas na Ciência e Inovação, do Governo de Goiás. Durante o evento, que foi realizado no HUB Goiás, no setor Leste Universitário, foram apresentadas as conquistas dos últimos 10 meses do Programa, que tem como foco incentivar meninas e mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.

Lançado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o programa foi elogiado pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, durante sua fala no evento. “É importante que nós mulheres sejamos apoiadas, inspiradas e fomentadas a pesquisar, pois isso é fundamental para inspirar outras a buscarem esse lugar de protagonismo na ciência, tecnologia e inovação fazendo a roda girar”, destacou.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, destacou a importância da parceria entre sua entidade e a Secti para financiar projetos que envolvam mulheres na pesquisa e na inovação em Goiás. “Ainda temos um caminho a trilhar para que tenhamos equidade entre os gêneros no que diz respeito à liderança de projetos inovadores. Parcerias como essa que temos desde o ano passado com a Secti visam fortalecer e incentivar o ingresso de mais mulheres na pesquisa dentro e fora da universidade”, ressaltou.

O titular da Secti, Frederico Lyra Netto, falou sobre os pilares do Programa de empoderamento feminino na ciência e tecnologia. “Essa etapa do nosso projeto está dividida em três fases. A primeira, que chamamos de despertar, é voltada para meninas que serão estimuladas a participar de aulas de robótica a partir dos 8 anos de idade. A segunda, tem como foco mulheres jovens em programas de extensão na universidade, que é o que chamamos de desenvolver. E a terceira, está voltada para o apoio às mulheres que queiram empreender e pesquisar, que é o que chamamos de acelerar”, destacou.

Entre as autoridades e convidados presentes no evento estiveram o reitor da Universidade Federal de Jataí, Christiano Peres, a diretora de Mulheres e Diversidade da Secretaria de Inclusão da UFG, Meire de Carvalho, a primeira mulher no Brasil formada no Bacharelado em Inteligência Artificial da UFG, Heloisy Pereira Rodrigues, e as vereadoras goianienses Kátia Maria e Aava Santiago. O evento terminou com uma roda de conversa sobre a disparidade de gênero.