CD-iesa19.03

Reitoria inicia série de reuniões com Conselhos Diretores de Unidades Acadêmicas

Atualizada em 21/03/24 13:34.

Texto e foto: Ana Paula Vieira

A Reitoria da UFG iniciou, nessa terça-feira (19/3), uma série de reuniões com os Conselhos Diretores de Unidades Acadêmicas da Universidade para tratar do planejamento da Instituição para 2024. O primeiro encontro foi com os conselheiros do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) e ocorreu no auditório da Faculdade de História.

A reitora Angelita Pereira de Lima explicou que as reuniões são importantes para consolidar o processo de planejamento ao dialogar com a comunidade. Segundo ela, a atual gestão implantou a cultura do planejamento na Universidade e se baseia nas linhas estratégicas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelo Plano de Gestão aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni).

CD-iesa19.03
Gestores da UFG e conselheiros do Iesa discutiram demandas do Instituto

O vice-reitor Jesiel Carvalho comemorou o fato de a Gestão fazer a discussão sobre o planejamento localmente, nas Unidades Acadêmicas, e considerou que esse é um êxito “bastante importante” diante da complexidade da UFG, atualmente.

O secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG, Vicente da Rocha, enfatizou que a atual direção da Universidade faz uma gestão orientada por planos e valoriza o planejamento.

O diretor do Iesa, João de Deus, disse que é “extremamente importante discutir o planejamento da Universidade com a gestão superior”. Os conselheiros participaram da discussão e elencaram pontos como as particularidades do trabalho de campo para os cursos da Unidade; estrutura e equipamentos; a maternidade no contexto acadêmico; segurança; saúde mental de estudantes e professores; manutenção de laboratórios.

Ao final, a reitora abordou os pontos e ressaltou a relevância de ouvir as demandas. Ela destacou ainda a importância de se pensar soluções em conjunto com o Iesa. Em relação a trabalho de campo, os gestores salientaram a necessidade de se pensar uma política institucional para a organização desta atividade acadêmica fundamental para os cursos do Iesa.

CD-Iesa19.03-2
Encontrou tratou do planejamento da UFG para 2024