Reitora participa de evento internacional sobre educação superior
Entre as atividades preparatórias para o encontro, Angelita já tinha participado de uma das reuniões prévias realizada em Havana (Cuba)
Texto: Ana Paula Vieira, com informações do Ministério da Educação
Fotos: Laís Thomaz
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, está em Brasília nesta quarta e quinta-feiras (13 e 14/3), para participar da CRES+5, reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES 2018), realizada em Córdoba. Naquela oportunidade, foi assumido o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (CRES+5) para promover um processo participativo, destacar o progresso alcançado e os desafios remanescentes, especialmente após a pandemia de covid-19.
A CRES+5 é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) —, em parceria com o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
Dividida em 12 eixos temáticos de discussão, a CRES+5 contará com mesas-redondas e palestras, por exemplo. Na cerimônia de abertura, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou dois novos programas de internacionalização: o primeiro apoiará projetos de pesquisas científicas de países da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéo (AUGM), da qual o Brasil é membro. Serão investidos R$ 102 milhões ao longo de oito anos . O segundo é um programa de bolsas de estudo para estágios em instituições brasileiras para estudantes de mestrado e doutorado. O investimento será de R$ 20 milhões.
Na foto estão presentes: a diretora do Centro de Gestão Acadêmica da UFG (CGA), Karine Nunes; a reitora Angelita Pereira de Lima; a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco; a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Thomaz e a adjunta da pasta, Rejane Ribeiro-Rotta.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias Notícias de capa