
Reitoria participa da abertura de curso da UFG em parceria com o Ministério da Justiça
Especialização em Atendimento à Criança e Adolescente em Situação de Violência teve início nesta quinta-feira (29/2)
Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução Youtube
Na manhã desta quinta-feira (29/2), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou da aula inaugural do curso de Especialização em Atendimento à Criança e Adolescente em Situação de Violência, oferecido pela Universidade em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Juntamente com a especialização em Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, que também teve início nessa semana, um total de 400 vagas (200 em cada curso) para todo o país são oferecidas na iniciativa. Os cursos têm carga horária de 360 horas e ocorrem na modalidade de educação a distância, sob a coordenação do Instituto Verbena (IV) e da Faculdade de Direito (FD) da UFG.
Durante a abertura, a reitora da UFG destacou a importância do tema da especialização e ressaltou que a perspectiva do atendimento à criança e adolescente em situação de violência é necessária, mas deve ser combinada com a prevenção, e por isso é preciso ter instituições e servidores preparados. Angelita também agradeceu a parceria com o MJSP e destacou o compromisso da Universidade com a iniciativa e a pauta em questão. “A presença de vocês, na ponta, como pessoas qualificadas, vai fazer toda a diferença na política pública”, finalizou a gestora.
O coordenador do curso, Rabah Belaidi, explicou que a iniciativa responde ao desafio da implementação de uma política pública de formação de profissionais de segurança pública do país e envolve várias corporações, como bombeiros, policiais militares e civis. Além disso, ele destacou que o curso é interdisciplinar e contará com disciplinas de várias áreas, como psicologia, direito e administração pública. Para o diretor da Faculdade de Direito da UFG, José Querino, esse é um momento importante não só pela perspectiva da capacitação, mas também no objetivo de um “esforço acadêmico que transcenda elementos teoréticos”.
Parceria
O pró-reitor de pós-graduação da UFG, Felipe Terra Martins, enfatizou que se trata de uma parceria consolidada, pois esses não são os primeiros cursos oferecidos pela UFG em parceria com o MJSP. Ele fez um agradecimento ao Ministério, pela confiança depositada na UFG e, em especial, na pós-graduação da UFG. “Essa parceria evidencia a força, relevância e impacto da pós da UFG”, finalizou Martins.
A representante do MJSP, diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Michele Gonçalves dos Ramos, também expressou a alegria pela parceria renovada com a UFG. “Para o Ministério, é uma alegria poder viabilizar esse encontro de profissionais da segurança pública. Esperamos que esses messes de formação sejam momentos de trocas e construção de saberes e experiências fundamentais para que a gente tenha melhorias significativas nessa agenda que é tão importante”, disse a gestora do MJSP.
A diretora executiva do Instituto Verbena da UFG, Claci Rosso, afirmou que a parceria do Instituto com unidades acadêmicas e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação é uma honra: “Isso enriquece e fortalece a todos”. O Instituto também integra a coordenação do curso, juntamente com a Faculdade de Direito da UFG, responsáveis pelo planejamento, coordenação administrativa e pedagógica, execução e operacionalização da especialização, sob a supervisão do Ministério da Justiça.
Após as falas da mesa diretiva, o evento prosseguiu com palestra da assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de Nuporanga, Anabella Pavão da Silva, sobre o protagonismo da segurança pública no sistema de garantia de direitos à criança e ao adolescente.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias