UFG e Concessionária Ecovias do Araguaia celebram protocolo de intenções

Atualizada em 26/01/24 17:07.

Parceria visa o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas voltadas à sustentabilidade

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Júlia Barros

Ecovias

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Concessionária Ecovias do Araguaia assinaram nesta semana um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas voltadas à sustentabilidade. Nesta sexta-feira (26/1), o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, recebeu o diretor superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Eduardo Xisto. O encontro contou com a presença dos professores Emiliano Godoi (Escola de Engenharia Civil e Ambiental) e Fábio Venturoli (Escola de Agronomia), além de Silvana Gruppelli, Roberto Bezerra e Layane Oliveira que são integrantes da equipe de Sustentabilidade da concessionária.

Xisto afirmou que a Ecovias do Araguaia tem o objetivo de interagir com a sociedade e uma das ações para isso é estreitar os laços com a Universidade. O superintendente disse que a concessionária sempre busca desenvolver soluções para os problemas que surgem na execução do trabalho e que a UFG será uma importante parceira para o êxito deste objetivo. Atualmente, a companhia é responsável pela administração de 851 quilômetros das rodovias BR-153, BR-080 e BR-414, em Goiás e no Tocantins.

Emiliano Godoi, que também é coordenador do projeto Virada Ambiental, disse que já foram pensadas várias ações positivas para a parceria, mas que um dos primeiros passos será a elaboração de um plano de ação e execução. “A Universidade é uma grande ‘fonte’ de conhecimento sobre essa temática, com muitas pessoas qualificadas, e por isso precisamos dar retorno à sociedade sobre a questão ambiental”, argumentou.

O vice-reitor da UFG também destacou o compromisso social que a instituição tem com o desenvolvimento do País de forma sustentável e lembrou de outras parcerias semelhantes que já desenvolve nas áreas de engenharias ambiental e de transportes. “Desenvolvemos ações importantes e esperamos que essa iniciativa com a Ecovias também prospere”, ressaltou Jesiel.

O protocolo de intenções assinado entre UFG e Ecovias do Araguaia tem uma vigência de 12 meses.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias EECA EA Ecovias