reunião diretores24.1

Reitoria reúne-se com diretores de Unidades Acadêmicas

Atualizada em 25/01/24 10:51.

As pautas da reunião foram a execução de projetos com recursos oriundos do Custo Indireto de Projeto (CIP) e o orçamento de 2024 para as Unidades

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Carlos Siqueira

A Reitoria da UFG reuniu-se com os diretores de Unidades Acadêmicas nessa quarta-feira (24/1), na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. As duas pautas da reunião foram a execução de projetos com recursos oriundos do Custo Indireto de Projeto (CIP) e o orçamento de 2024 para as Unidades.

O vice-reitor Jesiel Carvalho fez uma explanação sobre o arcabouço legal referente à execução de recursos de projetos da Universidade por meio das Fundações de Apoio à Instituição, citando, principalmente, a resolução Consuni nº 192 de 2023, sobre a exigência de inclusão do CIP em projetos que a UFG venha a ser demandada por parte de setores governamentais, de organizações sociais e de empresas; e a Lei nº 14.133, de 2021, conhecida como a “nova lei de licitações”.

A reitora Angelita Pereira de Lima lembrou o histórico das discussões sobre a exigência do CIP e o contexto da execução de projetos por meio das Fundações, que já foram temas de debate em outras reuniões com os diretores. Os gestores salientaram algumas providências para auxiliar nessa adaptação aos novos fluxos, entre elas, um workshop de elaboração de projetos e o UFG Soluções, grupo de trabalho permanente para coordenar ações nesse âmbito. Foi encaminhada também a realização de uma reunião com os diretores de Unidades que já têm projetos nessa nova perspectiva.

Sobre o orçamento 2024, Angelita ressaltou que a UFG começa o ano com déficit zero. Ela também informou que o critério para distribuição dos recursos entre as Unidades Acadêmicas será atualizado e que o custo de manutenção geral comum das Unidades não mais sairá dos recursos próprios de cada uma delas, questão agora centralizada na gestão superior. Sobre o orçamento de 2024, uma nova reunião com os diretores vai aprofundar o tema.

Além de exporem opiniões e dúvidas, os diretores também demandaram a retomada das reuniões com a gestão superior em dia fixo, a ser definido. As diretoras da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), Lucilene Maria de Sousa, e da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Silvana Coleta, também participaram do encontro.

reunião diretores24.1
Reitoria e diretores de Unidades Acadêmicas em reunião na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação