
UFG, HC, Ebserh e SMS acertam mudança que dará mais autonomia ao CEROF
Serviços de oftalmologia oferecidos à população não sofrerão alterações com a mudança contratual
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Pablo Lisboa
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e gestores do Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF/UFG) reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (18/12), com o secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara. O assunto do encontro foi a alteração contratual que vai desvincular os serviços de oftalmologia do convênio atual entre UFG, Hospital das Clínicas (HC), Ebserh e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Os mesmos serviços passarão a ser contratualizados diretamente com o CEROF/UFG, que assim ganha autonomia e dá mais um passo para se tornar um hospital-escola.
O presidente do Conselho do CEROF, Marcos Ávila, explicou que há quatro anos o Conselho Universitário da UFG aprovou a separação entre o Centro e o Hospital das Clínicas. Desde então, o CEROF foi organizando-se em termos estruturais e documentais e havia um movimento forte para que tivesse mais autonomia.
“Hoje nós viemos aqui comunicar ao secretário que estamos prontos para assinar dois documentos: primeiro, um documento que vai ser assinado entre Reitoria, HC, Ebserh e Secretaria Municipal, tirando a oftalmologia do contrato do Hospital das Clínicas; e na sequência, um outro documento para tornar o CEROF um órgão vinculado diretamente ao Ministério da Saúde em termos de recebimento de recursos e, obviamente, se tornar um hospital-escola”, relatou Ávila.
Angelita afirmou que o passo que está sendo dado é fundamental para que o Centro tenha a sua própria identidade: “Essa separação no contrato libera para o CEROF todo o serviço oftalmológico e lhe dá condição sine qua non [indispensável] para que em seguida se torne um hospital-escola, e ainda continue a prestar os bons serviços à população de Goiânia e de Goiás”.
Também participaram da reunião na Secretaria de Saúde, o diretor geral do CEROF, Jamil Neto; a vice-diretora, Katiane Mendonça; e a gerente de contratos e convênios, Kênia Oliveira.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias