ufg memória relatos

Lançamento do Centro de Memória da UFG inicia comemorações de aniversário da Universidade

Actualizado en 08/12/23 13:45 .

Ações que promovem o resgate da memória institucional integram programação dos 63 anos da UFG

Texto: Ana Paula Vieira

Imagens: Reprodução Youtube e UFG 360º

A semana de comemorações do aniversário de 63 anos da UFG, a serem completados no dia 14 de dezembro de 2023, começa com o lançamento do Centro de Memória da Universidade, que será inaugurado com três ações voltadas para o resgate da memória institucional: a exposição “UFG Memória: relatos”, a exibição de uma linha do tempo da construção de prédios administrativos e a divulgação dos tours UFG 360° da Rádio Universitária, TV UFG e Reitoria da UFG. As iniciativas serão apresentadas nesta segunda-feira (11/12), às 10 horas, no saguão da Reitoria da UFG, quando também será assinada a portaria que nomeia a comissão para a instalação do Centro de Memória.

A exposição “UFG Memória: relatos” mostrará uma parte da primeira temporada de entrevistas em profundidade feitas em vídeo com pioneiros, ex-gestores e servidores da Instituição, com o objetivo de celebrar a história da UFG por meio das trajetórias de pessoas que ajudaram a construí-la e gerar arquivos de história oral sobre a Universidade. Entre os 19 entrevistados da primeira temporada, estão Gilberto Mendonça Teles e os ex-reitores Milca Severino Pereira, Edward Madureira Brasil e Orlando Afonso Valle do Amaral. As entrevistas serão disponibilizadas, na íntegra, no canal UFG Oficial no Youtube e também estão sendo transcritas e organizadas em arquivos que poderão ser utilizados como fontes de pesquisa. A direção da série é do coordenador da Reitoria Digital da UFG, Pablo Lisboa, e a parte técnica, do analista de Tecnologia da Informação da Reitoria Digital, Murilo Ferraz Franco. A agente de comunicação Marília Sabino é responsável pela transcrição dos vídeos.

ufg memória relatos
"UFG Memória: relatos" busca celebrar a história da UFG por meio das trajetórias
de pessoas que ajudaram a construí-la 

 

A linha do tempo dos prédios administrativos da Universidade vai contemplar, inicialmente, a Biblioteca Central da UFG, o Parque Tecnológico Samambaia e o Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. A iniciativa mostra o histórico desses espaços desde a concepção, passando pela evolução dos usos e serviços oferecidos até as formas como são utilizados atualmente. O conteúdo da linha do tempo foi produzido graças à colaboração de servidores que atuam em cada prédio, que subsidiaram com informações a equipe da Reitoria Digital da UFG, onde os agentes de comunicação Henrique Moreira e Nathália Alves ficaram responsáveis pelo trabalho.

O UFG 360º são tours virtuais que mostram o interior de espaços não tão conhecidos do público geral, como os estúdios da TV UFG e da Rádio Universitária. Eles podem ser acessados por meio de celulares, computadores e óculos de realidade virtual e já devem ser utilizados no próximo Espaço das Profissões da UFG. A realização é uma parceria entre os órgãos, a Reitoria Digital e o Digital Lab, com a curadoria de ambientes de Pablo Fabião Lisboa e colaboração de Vanessa Bandeira (Fundação RTVE), Maurício Schneider (Rádio Universitária) e João Teodoro Pádua (Reitoria).

tours UFG360
Rádio Universitária, Reitoria e TV UFG são os primeiros locais contemplados
nos tours do UFG 360º

 

A reitora Angelita Pereira de Lima afirmou que o Centro de Memória e as ações relacionadas a ele são importantes para que as gerações futuras tenham referências sobre a criação e o desenvolvimento da UFG, reconhecendo pioneiros que foram fundamentais para a criação da Universidade e deram as diretrizes para a Instituição que se tem hoje. “Gosto muito desse projeto. O Centro de Memória da UFG é o registro da nossa existência na universidade, enquanto pesquisadores, professores e servidores. Em todas as áreas que nós trabalhamos, nós estamos fazendo um pedaço da UFG. Vai cumprir um papel importantíssimo”, enfatizou a gestora.

Pablo Lisboa explica: "O Centro de Memória da UFG nasce de ações já realizadas por nós, da Reitoria Digital da UFG, como as exposições “UFG na Luta Contra a Covid-19”, “60 Anos do Jornal 4º Poder”, “125 anos da Faculdade de Direito”, da documentação realizada pelas unidades acadêmicas, órgãos administrativos e, principalmente, da memória dos sujeitos que testemunharam a história da UFG nestes 63 anos".

 

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias