UFG recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Atualizada em 07/12/23 12:36.

Sessão solene proposta pela deputada Bia de Lima ocorre por ocasião do aniversário de 63 anos da Universidade

Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Corado Whidiney

Alego

A UFG foi homenageada pelos seus 63 anos, a serem completados no próximo dia 14 dezembro, com uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) na manhã desta quarta-feira (6/12). A homenagem foi proposta pela deputada Bia de Lima e reconheceu ainda 252 pessoas entre estudantes, técnicos-administrativos, docentes, gestores e ex-dirigentes da UFG com o certificado de mérito legislativo.

O plenário da Alego estava lotado de pessoas da comunidade universitária e familiares dos homenageados. A reitora Angelita Pereira de Lima falou em nome dos agraciados e agradeceu a iniciativa, destacando que a UFG figura nos rankings nacionais e internacionais entre as melhores instituições do País e do mundo. Ela ainda parabenizou os homenageados e frisou: "Nós estamos muito cientes do papel da Universidade, nesse momento em que o Governo aponta para a consolidação da expansão e a ampliação da expansão. A Universidade está sempre de portas abertas e disposta a enfrentar todos os desafios que a sociedade nos coloca".

A deputada Bia de Lima afirmou: "Que aqui nessa manhã possamos minimamente fazer um reconhecimento ao trabalho, história e importância dessa instituição extremamente respeitada no nosso estado, nosso país e, por que não dizer, uma das melhores do mundo".

Depoimentos
Além da presença dos homenageados, a mesa diretiva do evento contou com a participação dos ex-reitores Maria do Rosário Cassimiro, Edward Madureira e Orlando Afonso Valle do Amaral. A professora Cassimiro falou sobre a importância de resgatar a memória da Universidade: "Nenhum de nós estaria aqui se não fosse Colemar Natal e Silva. Ele fundou a Universidade contra tudo e contra todos". A ex-gestora também lembrou da sua luta para criação dos então câmpus avançados de Jataí e Catalão. "A Universidade tem que lembrar aos alunos essas coisas. Essas coisas precisam ser lembradas", alertou a ex-reitora.

As Universidades Federais de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat) também participaram da homenagem: "A UFJ, junto com a co-irmã UFCat está lutando e se desenvolvendo, sempre unidas e com admiração e respeito enorme por sua mãe, UFG", disse o reitor da UFJ, Américo Nunes da Silveira Neto. A reitora da UFCat, Roselma Lucchese, foi representada pelo pró-reitor de Administração e Finanças da Instituição,Heber Martins de Paula, que afirmou: "A UFCat tem orgulho de ser filha da UFG".

As entidades sindicais também integraram a mesa diretiva do evento. Para o presidente da do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Geci Silva, a iniciativa da sessão solene mostra "a importância de termos representantes nos espaços políticos". Ele disse, em nome dos professores, estudantes e técnicos-administrativos: "A universidade é feita de pessoas. As pessoas são importantes. As pessoas que lutaram para que essa Universidade chegasse onde ela chegou".

O presidente da Associação dos Egressos da UFG, Eliomar Pires, falou sobre a importância dos ex-alunos se engajarem na defesa da Universidade: "precisamos nos irmanar". A egressa Aava Santiago, vereadora de Goiânia, representou a Câmara Municipal na solenidade e afirmou ser um dia histórico para a Alego, após momentos de ataque às Universidades. "Essa universidade não foi só atacada do ponto de vista discursivo e retórico, foi atacada na fundação da sua existência, porque insultaram seus professores e assaltaram seus cofres", enfatizou a parlamentar.

A reitora Angelita Pereira de Lima e a deputada estadual Bia de Lima entregaram os diplomas aos homenageados. A mesa diretiva da solenidade ainda contou com a presença dos ex-reitores Edward Madureira e Orlando do Amaral; do presidente do Adufg Sindicato, Geci Silva; do secretário-geral do DCE da UFG, Felipe Thomaz; do diretor do Sint-Ifes GO, Fernando César da Mota; e do presidente da CUT-GO, Flávio Silva.

Alego

Clique aqui para acessar a galeria de fotos da Alego sobre a solenidade.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias Alego