Faculdade de Educação_fachada.png

Faculdade de Educação comemora 55 anos

Atualizada em 16/11/23 12:20.

Evento de abertura reuniu docentes, acadêmicos e técnico-administrativos

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

Criada enquanto unidade acadêmica autônoma, em 1968, a partir da antiga Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (FFCL), a Faculdade de Educação (FE) da UFG carrega inúmeras histórias de luta e superação. O seu protagonismo foi resgatado em evento realizado quinta-feira (16/11) por meio da memória de seus docentes atuantes e aposentados. A mesa de abertura contou com a participação da professora Cristina Helou Gomide, da diretora da FE, Lueli Nogueira Duarte da Silva, da vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação, Marilza Vanessa Rosa Suanno, da coordenadora do curso de Psicologia, Marilucia Pereira do Lago, do coordenador do curso de Pedagogia, Yvonélio Nery Ferreira, e da reitora Angelita Pereira Lima. A palestra que fez o resgate histórico da unidade foi ministrada pelo filósofo e professor emérito Ildeu Coêlho e pela socióloga e professora aposentada, Ângela Cristina Belém Mascarenhas.

A professora Cristina Helou, presidente da Comissão de Comemoração dos 55 anos, mencionou a história de luta e resistência da unidade acadêmica e agradeceu o trabalho realizado pela comissão. Segundo ela, a faculdade se constitui como uma colcha de retalhos de histórias e memórias, lutas e resistências, que compõem o tecido que constitui a FE. A professora Lueli Nogueira lembrou o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) para a realização das comemorações e afirmou sobre o orgulho de fazer parte da história da FE. “A faculdade tem uma incidência muito grande no Estado de Goiás, somos referência no campo da Educação”, afirmou.

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Marilza Suanno, trouxe os dados da produção científica do programa do ano de 2023, que contribuem para referendar a faculdade como referência na formação de pesquisadores e docentes qualificados da região Centro-Oeste. A reitora Angelita Pereira Lima parabenizou a unidade acadêmica e mencionou que a Faculdade de Educação foi a responsável pelo seu retorno à Universidade, quando cursou o mestrado, após formada em Jornalismo, e que propiciou a entrada dela como docente na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC). “Isso só demonstra o potencial da nossa formação de quadros”, destacou a diretora da FE, Lueli Nogueira.

As comemorações vão continuar ao longo de todo o dia de hoje e de sexta-feira (17). O sarau musical e poético e a roda de conversa com egressos será realizada hoje às 19h, no hall de entrada da Faculdade de Educação, sob a coordenação dos professores Márcio Pena e Regina Alves. E sexta-feira ocorre o lançamento do documentário sobre a história dos 55 anos da FE, realizado a partir de entrevistas realizadas com docentes atuais e aposentados. A exibição ocorrerá no miniauditório da FE ás 8h30, 14h30 e 19h30.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Notícias em destaque Reitoria Digital notíciascapas