PGD

UFG apresenta proposta de PGD para unidades acadêmicas e sindicatos

Actualizado en 07/11/23 20:18 .

Programa de Gestão e Desempenho prevê trabalho presencial, teletrabalho parcial e  teletrabalho integral

Texto: Fabrício Soveral e Nathália Alves
Fotos: Evelyn Parreira

PGD

A gestão superior da Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentou, nesta terça-feira (7/11), os conceitos que vão nortear a minuta de resolução para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), da administração pública federal direta, autárquica e funcional. A apresentação foi realizada em dois momentos, primeiro para os diretores das unidades acadêmicas da Universidade, e na sequência, para os sindicatos.

A reunião com os diretores acadêmicos foi realizada no auditório do prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no Parque Tecnológico Samambaia. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que o PGD é destinado apenas aos servidores técnicos administrativos. Ela esclareceu que o Programa é um instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

“Agora o nosso objetivo é que seja conhecido conceitualmente o PGD, depois vamos partir para os debates. O texto final da minuta da resolução de adesão só será levado ao Conselho Universitário depois das discussões e contribuições que vão envolver as unidades acadêmicas, os sindicatos e demais interessados no processo”, pontuou Angelita.

PGD

Mesmo ainda de forma preliminar, o pró-reitor Sauli dos Santos Júnior e a equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) destacaram alguns pontos importantes na adesão ao PGD. Um deles se refere ao fluxo do processo que envolve primeiro a adesão da UFG, depois das unidades instituidoras e assim por diante, de forma hierárquica.

A adesão  é voluntária, não-obrigatória, em cada instância do processo. O mesmo ocorre por parte do servidor técnico-administrativo, que poderá escolher se adere ou não ao PGD. O plano de trabalho e o plano de entregas, previstos no Programa, vão substituir o controle de frequência.

A autoridade máxima do órgão ou da entidade poderá suspender ou revogar o PGD por razões técnicas ou de conveniência e oportunidade, devidamente fundamentadas.

Teletrabalho parcial e integral

O PGD prevê três regimes de trabalho: presencial, teletrabalho de execução parcial e  teletrabalho de execução integral. O teletrabalho será condicionado à compatibilidade com as atividades a serem desenvolvidas pelo participante. Os servidores que atualmente realizam trabalho em turnos contínuos não poderão participar do PGD, pelo menos, enquanto estiverem sob esse regime de trabalho.

PGD

PGD

Reunião com sindicatos

A reunião com os representantes dos sindicatos de trabalhadores em educação, como o Sint-Ifesgo e Adufg, foi realizada no fim da tarde, no Gabinete da Reitoria, no Câmpus Samambaia. Durante o encontro, foi realizada a mesma apresentação feita para os diretores das unidades acadêmicas.

Entre os temas que despertaram mais questionamentos esteve o teletrabalho para os servidores técnicos administrativos, tema que inclusive é uma “bandeira” do Sint-Ifesgo nos últimos tempos. A gestão da UFG esclareceu pontos como a quantidade de técnicos que poderão usufruir deste regime de trabalho em cada Unidade de Execução e como serão realizados os planos de trabalho e os planos de entregas durante o trabalho remoto.

PGD

PGD

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias PGD